A modelagem de dados para inteligência artificial: implicações e percalços no ensino de literatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p147-164Palavras-chave:
Inteligência artificial, modelagem de dados, Lima Barreto, ensino-aprendizagem, ChatGPTResumo
Na esteira das recentes discussões sobre a utilização de inteligência artificial para a educação, este artigo objetiva contribuir com o debate ao apresentar notícias do trabalho realizado pelo projeto “Continuidades e reelaborações da Flânerie na crônica de Lima Barreto1”. Ao se deparar com a possibilidade de utilização do ChatGPT para fins didáticos, evidencia-se o desafio do preenchimento de um banco de dados sobre ciência da literatura. Para isso, a modelagem surge como método adequado para veicular informações científicas.
Downloads
Referências
ARANTES, Paula. Faculdade de BH suspende aulas e demite todos os professores. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte. 26 jun. 2023. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2023/06/26/interna_gerais,1512533/faculdade-de-bh-suspende-aulas-e-demite-todos-os-professores.shtml. Acesso em: 3 jul. 2024
BENTIVOGLIO, Julio. Conversa sobre Teoria da História com o ChatGPT. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 316-335, 2023.
BOULAY, Benedict du. Inteligência artificial na educação e ética. RE@ D–Revista de Educação a Distância e eLearning, Lisboa, v. 6, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202303
CHAUDHRY, Muhammad Ali; KAZIM, Emre. Artificial Intelligence in Education (AIEd): A high-level academic and industry note 2021. AI and Ethics, v. 2, n. 1, p. 157-165, 2022.
DA SILVA BRITO, H.; LIMA PANIAGO, C. Inteligência artificial (IA) no trabalho docente: ChatGPT, aliado ou vilão?. Esud|Ciesud, [S. l.], 2024.
D’ALTE, Pedro. Avaliação do ChatGPT como Ferramenta Auxiliar de Escrita de Textos Acadêmicos. Revista Bibliomar, São Luís, v. 22, n. 1, p. 122-138, 2023.
GAMA, Maria Sandra da. Entre mulheres e fronteiras, um escritor: lugares do feminino na obra de Lima Barreto (1902-1922). 2015. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
GONÇALVES, Emerson Campos; COITINHO, Juliana Barbosa. O ChatGPT sonha com ovelhas elétricas? Uma análise bakhtiniana da IA a partir de perguntas sobre educação e tendências pedagógicas. Texto Digital, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 4-30, 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e96973.
GONÇALVES, José Augusto de Miranda. ChatGPT e a literatura generativa: questões sobre a inteligência artificial na criação de textos literários. 2023. Monografia (Graduação em Letras - Português/Literaturas) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
HUANG, Jingshan; TAN, Ming. The role of ChatGPT in scientific communication: writing better scientific review articles. American Journal of Cancer Research, Bethesda, v. 13, n. 4, p. 1148–1154, 2023. DOI: 10.5007/1807-9288.2023.e96973.
JI, Ziwei; LEE, Nayen; FRIESKE, Rita; YU, Tiezheng; SU, Dan; XU, Yan; ISHII, Etsuko; BANG, Yejin; CHEN, Delong; CHAN, Ho Shu; DAI, Wenliang; MADOTTO, Andrea; FUNG, Pascale. Survey of Hallucination in Natural Language Generation. CSUR. Center for Artificial Intelligence Research, Hong Kong, 2022. Disponível em: https://arxiv.org/html/2202.03629v6#S1. Acesso em: 3 jul. 2024
IMRAN, Muhammad; ALMUSHARRAF, Norah. Analyzing the role of ChatGPT as a writing assistant at higher education level: A systematic review of the literature. Contemporary Educational Technology, [s. l.], v. 15, n. 4, e464, 2023.
JOHANSSON, Ioana-Raluca. A tale of two texts, a robot, and authorship: a comparison between a human-written and a ChatGPT-generated text. 2023. Thesis (degree of Bachelor) – Malmö University, Faculty of Culture and Society, Malmö, 2023.
JUNG, H.; PARK, J. H. (2023). Design and issues of writing literatures using ChatGPT. Journal of Knowledge Information Technology and Systems, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 31-40. DOI: 10.34163/jkits.2023.18.1.004
LABRUNA, Tiziano, BRENNA, Sofia, ZANINELLO, Andrea; MAGNINI, Bernardo. Unraveling ChatGPT: A Critical Analysis of AI-Generated Goal-Oriented Dialogues and Annotations. Arxiv, 2023.
LINARES, José Jesús Gazquez; FUENTES, María del Carmen Pérez; GALDAMES, Iván Suazo. Embracing the potential of artificial intelligence in education: Balancing benefits and risks. European Journal of Education and Psychology, Santiago, v. 16, n. 1, 2023.
LO, Chung Kwan. What is the impact of ChatGPT on Education? A rapid review of the literature. Educational Sciences, Basel, v. 13, n. 4, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci13040410.
MACHADO, Lara; BUONO, Renata. A universidade na era do ensino remoto. Revista Piauí, Rio de Janeiro, 6 nov. 2023.
OLIVEIRA, Leize Alemida de; SANTOS, Antonio Marques dos; MARTINS, Rafael Castelo Guedes; OLIVEIRA, Erlania Lima de. Inteligência artificial na educação: uma revisão integrativa da literatura. Peer Review, [s. l.], v. 5, n. 24, 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/1369.prw2905
PRADANA, Mahir; ELISA, Hanifah Putri; SYARIFUDDIN, Syarifuddin. Discussing ChatGPT in education: A literature review and bibliometric analysis. Cogent Education, London, v. 10, n. 2, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/2331186X.2023.2243134
RANE, Nitin. Enhancing the quality of teaching and learning through Gemini, ChatGPT, and similar generative Artificial Intelligence: Challenges, future prospects, and ethical considerations in education. TESOL and Technology Studies, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 1-6. DOI: 10.48185/tts.v5i1.1000
RANE, Nitin; CHOUDHARY, Saurabh; RANE, Jayesh. Gemini Versus ChatGPT: applications, performance, architecture, capabilities, and implementation. SSRN Eletronic Journal, Rochester, 13 fev. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4723687
ROCHA, Cleomar; NASCIMENTO, Hugo A. D.; SOARES, Fabrízzio Alphonsus Alves de Melo Nunes Soares. Humanidades digitais: performatividades na cultura digital. [Ebook]. Goiânia: Cegraf UFG, 2021. p. 100.
ROUMELIOTIS, Konstantinos I.; TSELIKAS, Nikolaos D. (2023). ChatGPT and Open-AI Models: A preliminary review. Future Internet, Basel, v. 15, n. 6. DOI: 10.3390/fi15060192
SANMARTÍN UREÑA, Rita Cecilia; SANMARTÍN UREÑA, Tania del Carmen; SANMARTÍN UREÑA, María Eugenia; ANGAMARCA ALARCÓN, María Eugenia. Tecnología educativa innovadora: explorando la influencia del ChatGPT en la calidad el aprendizaje en el área de lengua y literatura. Revista InveCom, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1-11, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10680798.
SANTAELLA, Lúcia. Balanço crítico preliminar do ChatGPT. Revista Famecos, [S. l.], v. 30, n. 1, p. e44380, 2023. DOI: 10.15448/1980-3729.2023.1.44380.
SOARES, William Desteffani. Avaliação de produtos baseada em análise de sentimentos aplicada a postagens textuais em redes sociais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, 2023. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/4073. Acesso em: 3 jul. 2024.
SOUZA, Meire Nadja Meira de; LIMA, Paulo Vinícius Pereira de; SANTOS, Karla Vanessa Gomes dos; LOPES, Carlos. Do GPT3 ao ChatGPT: potencialidades e alertas no enfoque da produção acadêmica brasileira. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 16, n. 47, p. 599-620, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10222348.
SRIVASTAVA, Mashrin. A day in the life of ChatGPT as an academic reviewer: Investigating the potential of large language model for scientific literature review. Preprint, 2023. DOI: 10.31219/osf.io/wydct
SUZUKI, Shin. Aposta em ensino a distância gera demissão em massa de professores universitários. Portal G1, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/07/15/aposta-em-ensino-a-distancia-gera-demissao-em-massa-de-professores-universitarios.ghtml. Acesso em: 3 jul. 2024
TEIXEIRA, Pedro S. Abril retira do ar textos sob suspeita de terem sido escritos por IA. Folha de S. Paulo, São Paulo, 7 mar. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/03/abril-retira-do-ar-textos-sob-suspeita-de-terem-sido-escritos-por-ia.shtml. Acesso em: 7 jul. 2024
TURNEY, Peter D. Thumbs up or thumbs down?: semantic orientation applied to unsupervised classification of reviews. In: Annual Meeting of the Association for Computational Linguistics, 40. Proceedings… Philadelphia: Cornell University, 2002. p. 417-424. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.cs/0212032.
VIDA e obra de Lima Barreto. ChatGPT, [s. l.], 2024.
WENDLER, Suelen. O que é NLP (Processamento de Linguagem Natural), seus usos e como utilizar. Rock Content, [s. l.], 2022. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-nlp/. Acesso em: 7 jul. 2024
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriel Magalhães Siston, Raoni Schimitt Huapaya, Natália Elda Jorge de Souza, Isabelly Pocidonio da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.