Modelização semiótica do espaço quilombo: a historiografia recodificada pelo cinema
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p197-217Palavras-chave:
Historiografia, Diáspora, Quilombo, Contra-espaço, Projeto colonialResumo
O objetivo do ensaio é revisar a semiose do poder colonial que, ao optar por uma perspectiva única de narrativa histórica, omitiu o protagonismo de dois grupos que também atuaram na construção da nação: os povos indígenas e os afrodiaspóricos. O objeto de estudo centra-se na metalinguagem crítica da historiografia que se moveu em direção à noção de quilombo como um ponto de virada histórica. Assim, a hipótese principal do ensaio é a ideia do espaço quilombo e de terreiro como contra-espaços que nasceram no interior do projeto colonial para serem espaços livres. Da análise dos filmes: Orixá Ninú Ilê (1978) e Ôrí (1989), infere-se que o quilombo, no qual se desenvolveu o terreiro, se converteu em um espaço existencial.
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