Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p83-95Palavras-chave:
Experimentação, Vídeos curtos, TDIC, Educação, Plataformas digitaisResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa quali-quantitativa descritiva acerca de possíveis estratégias pedagógicas presentes em vídeos curtos de experimentos de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) na plataforma TikTok. Foram selecionados e analisados sete materiais audiovisuais disponíveis na plataforma de acordo com dois filtros e 16 critérios. Dessas avaliações, conclui-se que há poucos vídeos curtos de experimentos com conteúdos relacionados à área de Ciências no TikTok que possam ser considerados adequados para uso pedagógico. Espera-se que os dados apresentados neste trabalho sirvam de subsídio para que educadores ampliem a exploração de novos espaços com potencial educativo, dentre eles o TikTok.
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