A educação midiática, diálogos e práticas possíveis com crianças no ambiente educacional da favela
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p63-77Palavras-chave:
educação midiática, crianças, escola pública, favela, pesquisa-açãoResumo
A partir dos pressupostos da metodologia da pesquisa-ação, o artigo apresenta experiências do projeto FavelAção, que promoveu atividades de educação midiática em uma escola pública na favela carioca com crianças entre 9 e 12 anos de idade. São apontadas percepções midiáticas dos educandos a partir das diferentes formas que se relacionam, utilizam, consomem e entendem as mídias, apontando como essa relação é permeada por invisibilidades e disputas por autoridade e reconhecimento dos seus processos intersubjetivos. Os resultados apontam para indivíduos já letrados midiaticamente, tanto no sentido crítico quanto produtivo das mídias, mas que também reivindicam por espaços dialógicos que os reconheçam enquanto sujeitos.
Downloads
Referências
BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
ESTEBAN, Maria Teresa. Educação popular: desafio à democratização da escola pública. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 71, jan./abr. 2007, p. 9-17.
FANTIN, Mônica. Os cenários culturais e as multiliteracies na escola. Comunicação e Sociedade, v. 13, p. 69-85, 2008.
FIGARO, Roseli; GROHMANN, Rafael. A recepção serve para pensar: um “lugar” de embates. Palabra Clave, v. 20, n.1, p. 142-161, 2017.
FREIRE FILHO, João. Retratos midiáticos da nova geração e a regulação do prazer juvenil. In: BORELLI, Silvia; FREIRE FILHO, João (Orgs.). Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008, p. 33-58.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
HAMILTON, Mary. Sustainable literacies and the ecology of lifelong learning, London, 2000.
HJARVARD, Stig. Da mediação à midiatização: a institucionalização das novas mídias. Parágrafo, v. 3, n. 2, p. 51-62, 2015.
KAPLUN, Mário. Processos educativos e canais de comunicação. Comunicação & Educação, n. 14, p.68-75, 1999.
LIVINGSTONE, Sônia. Media Literacy and the challenge of new information and communication Technologies. London: LSE Research Online, 2004.
MARTÍN, Alfonso; TYNER, Kathleen. Alfabetización mediática en contextos múltiples. Revista Comunicar, v.38, XIX, p. 10-12, 2012.
PERUZZO, Cicília. Comunicação comunitária e educação para a cidadania. Revista PCLA – Pensamento Comunicacional latino Americano, v.4,n.1, p.1-9, 2002.
PERUZZO, Cicília. Epistemologia e método da pesquisa-ação. Uma aproximação aos movimentos sociais e à comunicação. In: Anais XXV Encontro Anual da Compós (p. 01-22). Goiânia: Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2016.
SOARES, Ismar. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, v.19, p. 12 a 24, 2000.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
TOMAZ, Renata. O que você vai ser antes de crescer: Youtubers, Infância e Celebridade. Tese, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. 232 f.
TOMAZ, Renata. Mídia, infância e socialização: perspectivas contemporâneas. Cadernos IHU ideias, n. 303, v. 18, p.4-28, 2020.
TOMÉ, Vitor; LOPES, Paula; REIS, Bruno; DIAS, Carlos. Exercício de cidadania ativa e participação através dos média: um projeto comunitário focado em crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo. Comunicação e sociedade, v. 36, p. 101-120, 2019.
UNESCO, Y. Media and Information Literacy: Reinforcing Human Rights, Countering, Radicalization and Extremism. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2016.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thaiane Moreira de Oliveira, Lumárya Souza de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.