As TICs no contexto do ensino remoto: uma experiência com anos finais de ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i1p96-108Palavras-chave:
Educação a distância, Ensino remoto, Iniciação científica nos anos iniciais de ensino fundamental, Cultura digital, TIC na educaçãoResumo
Este artigo apresenta uma prática pedagógica de ensino remoto, realizada durante o isolamento social em virtude da pandemia de covid-19. Abordam-se mudanças no planejamento de Tecnologia e Inovação, integrante do currículo da rede municipal de Esteio-RS, em comparação com o plano inicial da disciplina. A metodologia consiste na análise do discurso das atividades dos educandos, confrontadas com seus comentários nas aulas por videoconferência. O objetivo é compreender como as proposições conduziram os educandos ao hábito da pergunta, fomentando pesquisas com o uso das TIC. Conclui-se que a elaboração de perguntas e hipóteses – aspecto inicial de qualquer estudo científico – ao trabalhar com demandas dos alunos, ao mesmo tempo faz com que eles se envolvam no processo educativo e ajuda a criar uma cultura de pesquisa.
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