Pedagogia do oprimido: documento da reforma agrária no Chile
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i2p89-105Palavras-chave:
Paulo Freire, Pedagogia do oprimido, Chile, Reforma agráriaResumo
Esse artigo busca demonstrar que a Pedagogia do oprimido é um documento histórico da práxis de Paulo Freire na reforma agrária no Chile, lastreado na alfabetização camponesa durante seu exílio no país (1964-1969). Freire não apenas visitou assentamentos da reforma agrária, dialogou com trabalhadores rurais e formou milhares de alfabetizadores chilenos, como também produziu uma leitura política própria sobre a reforma agrária. Ao examinar as mudanças na estrutura de propriedades, o brasileiro analisou as dinâmicas pelas quais se rompiam as hierarquias de poder e produção no campo, bem como a potência da alfabetização para desestabilizar velhas cadeias de comando. Assim, confirmou no Chile algumas hipóteses formuladas antes do golpe de 1964 no Brasil, como a “aderência ao opressor”, a “cultura do silêncio” e a tensão entre diálogo e anti-diálogo.
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