Dos novos meios às novas mediações: o ensino remoto nos tempos da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p145-155Palavras-chave:
Ensino remoto, Pandemia, Mediações, Cidadania, FavelaResumo
Partindo do ensino remoto durante a pandemia no Rio de Janeiro, analisamos o uso dos meios e suas mediações, seguindo estudos de Martín-Barbero, em dois polos opostos da sociedade. Primeiro, referimo- -nos, com exemplos etnográficos próprios e sob o olhar da educomunicação, ao ensino nas periferias e favelas da cidade. Nesse contexto, destacamos os problemas materiais e logísticos dos estudantes para ter acesso às novas plataformas de ensino e as dificuldades para ler e compreender apostilas disponibilizadas pela prefeitura. O outro polo recai num curso particular de idioma e cultura, com a apresentação de vantagens do ensino à distância: convivência solidária, união virtual de pessoas separadas geograficamente, benefícios da plataforma Zoom e aprendizagem sobre outras culturas. Na conclusão, levantamos questões sobre como e se podemos aproveitar essas vantagens para o benefício geral.
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