Pela defesa da qualidade na formação educacional: uma estratégia de resistência aos efeitos da pandemia no ensino de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p139-151Palavras-chave:
Ensino de pós-graduação, Qualidade no ensino, Formação educacional, Mestrado em comunicação, Universidade Estadual de LondrinaResumo
Desde o início da suspensão das atividades presenciais no ensino superior no Brasil, em razão da pandemia da covid 19, as atenções se voltaram, predominantemente, para a graduação. Diante da legitimidade dessa preocupação, os processos educacionais envolvendo a pós-graduação receberam atenção e cuidados apenas residuais. Com o discurso de submissão da pós-graduação Stricto sensu à dinâmica estabelecida pela Capes, a grande maioria das universidades acabou delegando as decisões à “autonomia” de cada programa. Nesse sentido, a partir deste relato de experiência, objetivamos refletir sobre as estratégias de resistência construídas pelo Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina na defesa da qualidade da formação educacional, por meio de um processo coletivo e democrático, garantindo a qualidade no ensino.
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