Encontros entre educomunicação e BNCC a partir das eletivas: o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio dos quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p73-84Palavras-chave:
BNCC, Educomunicação, Protagonismo juvenil, Histórias em QuadrinhosResumo
A recente implementação de uma Base Nacional Comum Curricular trouxe diversas mudanças na prática pedagógica e organização curricular, a exemplo dos itinerários formativos, que em São Paulo são caracterizados principalmente pelas disciplinas eletivas. Com isso, crianças e adolescentes passam a ter a opção de escolher qual disciplina irão estudar, segundo seus próprios interesses e demandas sociais. A fim de promover o protagonismo juvenil diante do contexto midiático e suas problemáticas, desenvolveu-se, em 2018, a disciplina Filosofando em Quadrinhos, que permitiu a produção autoral de HQs pelos alunos de modo crítico, responsável e consciente. Em vista disso, este trabalho tem o objetivo de analisar possíveis práticas educomunicativas por meio das eletivas.
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