O impacto da pandemia da covid-19 na transposição forçada do curso de Educação Física presencial para um modelo de ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p152-166Palavras-chave:
Ensino, Aprendizagem, Virtual, Tecnologia, PedagogiaResumo
O objetivo desse artigo é investigar o impacto da transposição forçada do curso presencial de licenciatura em educação física para o ensino remoto emergencial. Foram estudados 138, que receberam as informações, o termo de consentimento livre e esclarecido e preencheram questionário sobre a opinião da mudança do curso. Os resultados demonstraram que os alunos não aprovaram a mudança e não consideraram os docentes preparados para atuar remotamente. As ferramentas tecnológicas mais bem avaliadas foram as síncronas com os docentes, que proporcionavam aulas remotas. Como conclusão, verificamos que a transposição forçada foi necessária devido à pandemia, mas não foi bem aceita pelos alunos. Assim, é preciso aprimorar os cursos transferidos para a modalidade remota e formar melhor os professores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação em Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010.
ALMEIDA, Onília Cristina de Souza de; ABBAD, Gardênia; MENESES, Pedro Paulo Murce; ZERBINI, Thaís. Evasão em cursos a distância: fatores influenciadores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 19-33, 2013.
AMARAL, Eliana; POLYDORO, Soely. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp – Brasil. Linha Mestra, Campinas, v. 14, n. 41, p. 52-62. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41ap52-62.
BARROS, Daniela Melaré Vieira. Educação a distância e o universo do trabalho. Bauru: Edusc, 2003.
BITTENCOURT, Ibsen Mateus; MERCADO, Luis Paulo Laopoldo Mercado. Evasão nos cursos na modalidade e educação a distância: estudo de caso do curso piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 465-504, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000200009.
BRASIL confirma primeiro caso da doença. Governo do Brasil, Brasília, DF, 26 fev. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/02/brasil-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus. Acesso em: 2 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 14 jul. 2020.
CREPALDI, A. Reflexão sobre as TIC como ferramentas de potencialização do ensino. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 6, n. 8, p. 58-69, 2018.
FEY, Ademar Felipe. Dificuldades na transposição do ensino presencial para o ensino on-line. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais […]. Caxias do Sul: Anped Sul, 2012.
FLUMINHAN, Carmem Silva Lima; ARANA, Alba Regina Azevedo; FLUMINHAN, Antonio. A importância do feedback como ferramenta pedagógica na educação à distância. In: ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 18., 2013, Presidente Prudente. Anais […]. Presidente Prudente: Unioeste, 2013. p. 721-728.
GIOLO, Jaime. A educação à distância e a formação de professores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1211-1234, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400013.
GONZALEZ, Ricardo Alonso; NASCIMENTO, Janicleide Gonçalves do; LEITE, Luciana Barone. Evasão do ensino a distância na educação corporativa: um estudo aplicado na Secretaria da Fazenda do estado da Bahia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DO GOVERNO, 11., 2015, Brasília, DF. Anais […]. Brasília, DF: Enap, 2015.
MACHADO, Ana Claudia Teixeira. A ferramenta Google Docs: construção do conhecimento através da interação e colaboração. Paidéia, Santos, v. 2, n. 1, p. 1-24, 2009.
MATTAR, João; RODRIGUES, Lucilene Marques Martins; CZESZAK, Wanderlucy; GRACIANI, Juliana. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e217439, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698217439.
MEC autoriza ensino a distância em cursos presenciais. Ministério da Educação, Brasília, DF, 18 mar. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/86441-mec-autoriza-ensino-a-distancia-em-cursos-presenciais. Acesso em: 14 jul. 2020.
MOTA, Janine da Silva. Utilização do Google Forms na pesquisa acadêmica. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, n. 12, p. 371-380, 2019.
NISKIER, Arnaldo. Educação a distância: a tecnologia da esperança. São Paulo: Loyola,1999.
PAESE, Cláudia Regina. Educação a distância (EaD) e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs), baseada em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA): algumas reflexões sobre a importância da tutoria on-line. Reflectionis, Jataí, v. 8, n. 1, p. 1-21, 2012. DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v1i12.1312.
PORTO, Elza; HANSEN, Adriana de Oliveira; DEFFACCI, Fabrício Antonio; ROSA, Caroline Petian Pimenta Bonu. História e cenários da educação a distância. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 18, n. 2, p. 69-81, 2013.
SABOIA, Juliana; VARGAS, Patrícia, Leal de; VIVA, Marco Aurélio de Andrade. O uso dos disposítivos móveis no processo de ensino e aprendizagem no meio virtual. Revista Cesuca Virtual: Conhecimento sem Fronteiras, Cachoeirinha, v. 1 n. 1, p. 1-13, 2013.
SHERER, Suely; BRITO, Glaucia da Silva. Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, p. 53-77, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.38644.
SILVA, Hellen Corrêa; DE-CARVALHO, Plauto Simão; SIQUEIRA, Joyce; MIRANDA, Sabrina do Couto de. Design instrucional focado na aprendizagem situada: um estudo de caso. Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, e702, 2019. DOI: https://doi.org/10.18264/EaDf.v9i1.702.
TEODÓSIO, Mônica Dias; LOPES, Fernando José. Novas tecnologias na educação superior: o papel do tutor. Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 299-308, 2017.
ZEFERINO, Angélica Maria Bicudo; DOMINGUES, Rosângela Curvo Leite; AMARAL, Eliana. Feedback como estratégia de aprendizado no ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 31, n. 2, p. 176-179, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000200009.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ronaldo Aparecido da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.