Leitura em foco: estratégias de produção e consumo de produtos editoriais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i2p138-143Palavras-chave:
Comunicação, Educação, Estratégias de produção de livros, Práticas de consumo de livros, BrasilResumo
Dos produtos comunicacionais, o livro e a leitura são os que historicamente acabam por merecer menor atenção de investigadores da área. Esse cenário tem mudado com o já consolidado grupo de pesquisa da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), que desde 1994 é destinado aos estudos das produções editoriais e sua recepção. A obra aqui resenhada, Edição: agentes e objetos, organizada por Ana Cláudia Gruszynski, Bruno Guimarães Martins e Márcio Souza Gonçalves, é resultado de investigações capitaneadas por profissionais desse time de pesquisadores, propondo investigações acuradas e reflexões profícuas sobre o universo da leitura e do leitor no Brasil.
Downloads
Referências
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: II: da Enciclopédia à Wikipédia. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
CANDIDO, Antonio. O albatroz e o chinês. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
DARNTON, Robert. The case for the books: past, present and future. New York: Public Affairs, 2009.
GRUSZYNSKI, Ana Cláudia; MARTINS, Bruno Guimarães; GONÇALVES, Márcio Souza (org.). Edição: agentes e objetos. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2018.
JACOBS, Alan. The pleasures of reading in an age of distraction. New York: Oxford University Press, 2011.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Comunicação e identidade: quem você pensa que é? São Paulo: Paulus, 2010.
ONIANS, John. Neuroarthistory: from Aristotle and Pliny to Baxandall and Zeki. Londres: Yale University Press, 2008
SANTAELLA, Lúcia. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Andréa Antonacci

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.