Pedagogia e dispositivos móveis
entre Polegarzinhas e Prossumidores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p44-55Palavras-chave:
pedagogia, dispositivos móveis, instituições escolares, Paula Sibilia, Michel SerresResumo
Este artigo busca refletir sobre as formas de pensar e posicionar-se diante das transformações nas instituições escolares com a inserção dos dispositivos móveis. Estabelecemos uma leitura crítica das obras de Paula Sibilia, Redes ou paredes, e de Michel Serres, Polegarzinha, conjecturando, sobretudo, a respeito do uso desses dispositivos, conectados à internet e inseridos em sala de aula, na problemática da comunicação pedagógica entre aluno, professor e mídias. Pensar a pedagogia e os dispositivos móveis com base em tais autores nos permite uma dupla perspectiva, indagativa e recursiva. A partir de um debate premente, estabelecemos considerações, análises e hipóteses.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972-1990. Translation to Portuguese by Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. p. 219-226.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Translation to Portuguese by Raquel Ramalhete. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Translation to Portuguese by Francisco Cock Foantanella. 2. ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1999.
SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Translation to Portuguese by Jorge Bastos. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.