Aprendizagem ativa conectada em meio ao caos do estudante-ator-rede

Autores

  • Magaly Parreira Prado Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p35-47

Palavras-chave:

Conectivismo, Actor-Network Theory, Tecnologia social, Aprendizagem ativa, Interação., teoria ator-rede

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre educação na comunicação. Modelos topdown são postos em discussão e em paulatino desuso desde a chegada da internet. Professores em conjunto aos alunos descobrem e atualizam o conhecimento em tempo real e compartilham saberes criando laços. Eis apenas dois dos princípios da base deste estudo, o Conectivismo, que Siemens (2005) postula:  a manutenção de um conhecimento atualizado e rigoroso é o objetivo de todas as atividades de aprendizagem coletivistas e a aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos. Sua teoria além de levar em conta as tendências da aprendizagem, o uso da tecnologia e das redes enfatiza a diminuição da meia-vida do conhecimento. Assim, uma das propostas foi cruzar o pensamento de Siemens com autores como, entre outros, Downes, Brown, Santaella, e Latour que nos inspira a aplicar no dia a dia as ações, transcrições, interações com os estudantes a colaborar nesta reflexão.

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Biografia do Autor

  • Magaly Parreira Prado, Faculdade Cásper Líbero

    Jornalista, pesquisadora e escritora. Doutora em Comunicação e Semiótica e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambos programas da PUC - Pontifícia Universidade Católica (SP). Pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde graduou-se em Jornalismo, e é professora titular de Produção de Rádio. No MPPJM, da ESPM: Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado, é pesquisadora, orientadora de projetos e ministra aulas de 1) Ferramentas Digitais em Dispositivos Móveis e 2) Análise e Monitoramento em Redes Sociais. Faz parte do grupo de pesquisa Produção de Conteúdo. Na graduação em Jornalismo ministra aulas de Produção e Edição de Conteúdo Multiplataforma, orienta projetos e é diretora do programa de telejornalismo “Linkados na Área” há cinco anos. magalyprado@espm.br 

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Prado, M. P. (2018). Aprendizagem ativa conectada em meio ao caos do estudante-ator-rede. Comunicação & Educação, 23(2), 35-47. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p35-47