Narrativas com imagens. Cinema, literatura e fotografia

Autores

  • Lucía Caminada Rossetti Universidad Nacional del Nordeste UNC-IDH-CONICET
  • Rodrigo Ribeiro Vitorino

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i15p362-393

Palavras-chave:

Fotografia, Literatura, Teoria da Imagem, Cultura, Júlio Cortázar

Resumo

Como ler a imagem visual junto ao texto verbal como estudos experimentais sobre a cultura? Que narrativas emergem dos interstícios da imagem e da palavra? Estas são as perguntas fundamentais de que partem este artigo que busca compreender o cruzamento entre imagem e literatura tomando como referência central a obra de Julio Cortázar e suas experimentações. Notamos que o estabelecimento desta forma particular de narrativa sugere uma hibridização não apenas de formas, mas também desafios teóricos e metodológicos alternativos para sua interpretação. Para isso, este artigo recorre à teoria fotográfica e cinematográfica como formas de investigação mais próximas da produção de imagens da cultura. Concluímos que o recurso à interdisciplinaridade fornece os melhores meios para o texto híbrido de imagem e escrita e à teoria literária é necessária a incorporação destes elementos teóricos que atravessam diferentes campos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucía Caminada Rossetti, Universidad Nacional del Nordeste UNC-IDH-CONICET

    Atualmente é Professora Titular do Seminário de Literatura Argentina II na Universidade Nacional do Nordeste, em Resistencia, Argentina. Ensimesmo é pesquisadora de CONICET com a Bolsa de Pós-doutorado na Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) no Instituto de Humanidades (IDH). É doutora em Cultural Studies in Literary Interzones pelo Programa de Bolsas da União Europeia Erasmus Mundus Joint Doctorate, na Università degli Studi di Bergamo, Itália; Universidade Federal Fluminense, Brasil e Université Paris X Nanterre, França. Com o mesmo programa, fiz o Master“Crossways in Literary Narratives and Humanities em Espanha, França e Itália.

  • Rodrigo Ribeiro Vitorino

    Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo, com a monografia “O Mal-Estar no Cinema”, na qual abordava o entrelaçamento entre discurso e imagens de violência no cinema. Mestre em sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Referências

Barthes, Roland (2009): La cámara lúcida: Notas sobre la fotografía. Paidós Comunicación: Buenos Aires, 2009.

Bataille, Georges (2006) El erotismo. Buenos Aires: Tusquets Editores.

Benjamin, Walter (1989): Charles Baudelaire: Um lírico no auge do capitalismo. (Obras Escolhidas). 1º Ed. Brasiliense. São Paulo.

___ Sobre la Fotografía. Pre- España: Texto, 2008.

Cisneros, José. “Reseña” En: Julio Cortázar, Territorios. Mexico: Siglo XXI, 1978 (P. 311-315).

Charney, Leo (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. 2ª Ed. São Paulo: Cosac & Naif, 2004.

Cortázar, Julio. La vuelta al día en ochenta mundos .Buenos Aires: Siglo XXI, 1967.

___ Buenos Aires, Buenos Aires. Buenos Aires: Editorial Sudamericana,1968

___ “Carta a Roberto Fernández Retamar.” Cartas 1969-1983. Ed. Aurora Bernárdez. 1579-80. Impreso. Vol. 3 de Cartas 1937-1983. Buenos Aires: Alfaguara, 2000.

___ Territorios. México: Siglo XXI, 2002.

___ Último round. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2009a.

___ Último round. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2009b.

Dávila, María de Lourdes. Desembarcos en el papel. La imagen en la literatura de Julio Cortázar. Argentina: Beatriz Viterbo Editora, 2001.

Deleuze, Gilles. La imagen-movimiento. Estudios sobre cine 1 & 2.España: Paidós Comunicación, 1983.

Deren, Maya. An anagram of ideas. In: Filme Culture, nº 39, 1965.

Dubois, Phillipe. O Ato fotográfico. 13ª Ed. Papirus. Campinas. 2010.

Ferreira, Ermelinda. Violência, voyeurismo e cultura. in: Linguagens da Violência. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2000.

Ledesma Pedraz, Manuela.Consideraciones sobre la presencia del erotismo en la literatura y presentación del seminario. En: Seminario 98/99. Erotismo y literatura. España: Universidad de Jaen, 2000.

Manzi, Joaquín. “Cuerpo escrito, cuerpo a la vista”. En: Varcálcel, Carmen (org):Escribir el cuerpo: 19 asedios desde la literatura hispanoamericana. España, 2003

Metz, Christian. A significação no cinema. 2º ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1977.

Rama, Ángel. La ciudad letrada. Montevideo: Arca, 1998.

Recht, Roland. L’atlas Mnémosyene de Aby Warburg. Frane: L’acharchillé, 2012.

Sánchez García, Remedios. (Ed.) Un título para Eros. Erotismo, Sensualidad y Sexualidad en la literatura. España: Ed. Universidad de Granada, 2005.

Sarlo, Beatriz. Una modernidad periférica: Buenos Aires 1920-1930. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003.

Schollhammer, Karl Erik . ““Blow Up” – A Incerteza do sentido entre o visível e o dizível”. In: Além do dizível: O olhar da literatura. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

Sontag, Susan. On Photography. New York: RosettaBooks, 2005.Xavier, Ismail. O discurso cinematográfico: A opacidade e a transparência. 3ª São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2005.

Downloads

Publicado

2018-05-19

Como Citar

CAMINADA ROSSETTI, Lucía; VITORINO, Rodrigo Ribeiro. Narrativas com imagens. Cinema, literatura e fotografia. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 15, p. 362–393, 2018. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.v0i15p362-393. Disponível em: https://journals.usp.br/caracol/article/view/137813.. Acesso em: 24 nov. 2024.