Narrativas com imagens. Cinema, literatura e fotografia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i15p362-393Palavras-chave:
Fotografia, Literatura, Teoria da Imagem, Cultura, Júlio CortázarResumo
Como ler a imagem visual junto ao texto verbal como estudos experimentais sobre a cultura? Que narrativas emergem dos interstícios da imagem e da palavra? Estas são as perguntas fundamentais de que partem este artigo que busca compreender o cruzamento entre imagem e literatura tomando como referência central a obra de Julio Cortázar e suas experimentações. Notamos que o estabelecimento desta forma particular de narrativa sugere uma hibridização não apenas de formas, mas também desafios teóricos e metodológicos alternativos para sua interpretação. Para isso, este artigo recorre à teoria fotográfica e cinematográfica como formas de investigação mais próximas da produção de imagens da cultura. Concluímos que o recurso à interdisciplinaridade fornece os melhores meios para o texto híbrido de imagem e escrita e à teoria literária é necessária a incorporação destes elementos teóricos que atravessam diferentes campos.
Downloads
Referências
Barthes, Roland (2009): La cámara lúcida: Notas sobre la fotografía. Paidós Comunicación: Buenos Aires, 2009.
Bataille, Georges (2006) El erotismo. Buenos Aires: Tusquets Editores.
Benjamin, Walter (1989): Charles Baudelaire: Um lírico no auge do capitalismo. (Obras Escolhidas). 1º Ed. Brasiliense. São Paulo.
___ Sobre la Fotografía. Pre- España: Texto, 2008.
Cisneros, José. “Reseña” En: Julio Cortázar, Territorios. Mexico: Siglo XXI, 1978 (P. 311-315).
Charney, Leo (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. 2ª Ed. São Paulo: Cosac & Naif, 2004.
Cortázar, Julio. La vuelta al día en ochenta mundos .Buenos Aires: Siglo XXI, 1967.
___ Buenos Aires, Buenos Aires. Buenos Aires: Editorial Sudamericana,1968
___ “Carta a Roberto Fernández Retamar.” Cartas 1969-1983. Ed. Aurora Bernárdez. 1579-80. Impreso. Vol. 3 de Cartas 1937-1983. Buenos Aires: Alfaguara, 2000.
___ Territorios. México: Siglo XXI, 2002.
___ Último round. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2009a.
___ Último round. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2009b.
Dávila, María de Lourdes. Desembarcos en el papel. La imagen en la literatura de Julio Cortázar. Argentina: Beatriz Viterbo Editora, 2001.
Deleuze, Gilles. La imagen-movimiento. Estudios sobre cine 1 & 2.España: Paidós Comunicación, 1983.
Deren, Maya. An anagram of ideas. In: Filme Culture, nº 39, 1965.
Dubois, Phillipe. O Ato fotográfico. 13ª Ed. Papirus. Campinas. 2010.
Ferreira, Ermelinda. Violência, voyeurismo e cultura. in: Linguagens da Violência. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2000.
Ledesma Pedraz, Manuela.Consideraciones sobre la presencia del erotismo en la literatura y presentación del seminario. En: Seminario 98/99. Erotismo y literatura. España: Universidad de Jaen, 2000.
Manzi, Joaquín. “Cuerpo escrito, cuerpo a la vista”. En: Varcálcel, Carmen (org):Escribir el cuerpo: 19 asedios desde la literatura hispanoamericana. España, 2003
Metz, Christian. A significação no cinema. 2º ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1977.
Rama, Ángel. La ciudad letrada. Montevideo: Arca, 1998.
Recht, Roland. L’atlas Mnémosyene de Aby Warburg. Frane: L’acharchillé, 2012.
Sánchez García, Remedios. (Ed.) Un título para Eros. Erotismo, Sensualidad y Sexualidad en la literatura. España: Ed. Universidad de Granada, 2005.
Sarlo, Beatriz. Una modernidad periférica: Buenos Aires 1920-1930. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003.
Schollhammer, Karl Erik . ““Blow Up” – A Incerteza do sentido entre o visível e o dizível”. In: Além do dizível: O olhar da literatura. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
Sontag, Susan. On Photography. New York: RosettaBooks, 2005.Xavier, Ismail. O discurso cinematográfico: A opacidade e a transparência. 3ª São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2005.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Lucía Caminada Rossetti, Rodrigo Ribeiro Vitorino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).