A “Imagem-Sintoma” em Georges Didi-Huberman
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.213992Palavras-chave:
Georges Didi-Huberman, sintoma, figurabilidade, representação miméticaResumo
Este artigo apresenta uma introdução ao pensamento de Georges Didi-Huberman, no que se refere à sua leitura do conceito de “sintoma”, de “figurabilidade” e de outros aspectos da psicanálise freudiana, como chave de interpretação crítica às noções de representação, semelhança e imitação, bem como ao método iconológico de matriz panofskiana. O artigo demonstra como esses conceitos são operados pelo autor, colocando em questão o dispositivo mimético e reivindicando uma abertura no regime de visibilidade da pintura que dê lugar à sua figuralidade. Ao evocar a ideia de uma “imagem-sintoma”, Didi-Huberman propõe uma ruptura com os esquematismos da crítica e da historiografia da arte.
Downloads
Referências
BELTING, Hans. A verdadeira imagem / trad. Artur Morão. Porto: Dafne editora, 2011.
BELTING, Hans. Antropologia da Imagem: para uma ciência da imagem / trad. Artur Morão. Lisboa: KKYM, 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte / trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: História da arte e anacronismo das imagens / trad. Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: UFMG, 2015a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Invenção da histeria. Charcot e a iconografia fotográfica da Salpêtrière / trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015b.
FABBRINI, Ricardo N. Muralha de pintura: Frenhofer e Bergotte. In SILVIA, Cintia V. et al. (org.). Estética em Perspectiva. 1a. ed., Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.
FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 13: conferências introdutórias à psicanálise (1916 – 1917) / trad. Sergio Tellaroli; revisão da trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
GAGNEBIN, Jeanne M. Sete Aulas Sobre Linguagem, Memória e História. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
HATT, Michael; KLONK, Charlotte. Art History: A critical introduction to its methods. Manchester University Press, 2017.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais / trad. Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1991.
PIC, Muriel. Qu’est-ce que s’orienter dans les images ? Revue Littéraire Mensuelle Europe, Paris, n. 1069 - Georges Didi-Huberman, maio de 2018.
WARBURG, A. et al. La guarigione infinita: storia clinica di Aby Warburg. Vicenza: Neri Pozza, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcella Imparato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.