Um ensaio sobre ensaios visuais
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.217400Mots-clés :
Ensaio visual, Arte para a página, Revista de artistaRésumé
Os ensaios visuais têm ganhado cada vez mais espaço em revistas acadêmicas e até mesmo em revistas comerciais. Este ensaio procura trazer um pouco do contexto histórico dos ensaios visuais no campo das publicações de artista, com destaque para as revistas brasileiras publicadas a partir dos anos 1970. As reflexões sobre o ensaio visual foram realizadas ao analisar alguns exemplos selecionados e po- dem auxiliar no estabelecimento de critérios para a avaliação dos ensaios visuais, de modo que um dia sejam reconhecidos como produção intelectual com o mesmo peso de um artigo acadêmico.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BENSE, Max. O ensaio e sua prosa. Tradução de Samuel Titan Jr. In: Revista Serrote, IMS, n.16, Rio de Janeiro, 2014.
KOSTELANETZ, Richard. Introduction to Essaying Essays: alternative forms of Exposition. New York: Out of London Press, 1975.
PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.
RORIMER, Anne. Siting the Page: Exhibiting Works in Publications – Some Examples of Conceptual Art in the USA. In: NEWMAN, Michael; BIRD, John (ed.). Rewriting Conceptual Art. London: Reaktion Books Ltd., 1999, p. 123-139.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Amir Brito Cadôr 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.