Imagens escolares na literatura: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i28.96015Palavras-chave:
literatura, escola, representaçõesResumo
Um olhar da literatura sobre a escola nos possibilita novos ângulos de observação. Nas últimas décadas muitas coisas mudaram de forma significativa no mundo, mas a escola parece ter mantido, com poucas exceções, noções que resultam no fastio do aluno e na ausência de questionamentos. Nesse estudo, buscaremos perceber tais noções através das impressões escolares contidas nas seguintes obras: Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato; Alice no país das maravilhas, de Lewis Caroll; Chove nos campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir; Zeus ou a menina e os óculos, de Maria Lúcia Medeiros e A professora de desenho e outras histórias, de Marcelo Coelho.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Nilo Carlos Pereira Souza, André Cordeiro Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).