A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)

Autori

  • Angélica Madeira Instituto Rio Branco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702002000200010

Parole chiave:

arte e política, modernização, concretismo

Abstract

Este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método.

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Pubblicato

2002-10-01

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Madeira, A. (2002). A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967) . Tempo Social, 14(2), 187-207. https://doi.org/10.1590/S0103-20702002000200010