Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
DOI:
https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.196230Palavras-chave:
Ciganos portugueses, Ensino secundário e médio, Trajetórias escolares de continuidade, Escola públicaResumo
Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência.
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