A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-20702002000200010Palavras-chave:
arte e política, modernização, concretismoResumo
Este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método.
Downloads
Referências
AMARAL, Aracy. (2001) Mário Pedrosa: um homem sem preço. In: MARQUES NETO, J.C. (org.). Mário Pedrosa e o Brasil. São Paulo, Fundação Perseu Abramo.
ARANTES, Otília (org).(1995) Política das Artes. São Paulo, EDUSP.
BAKHTIN, Mikhail. (1987) A obra de François Rabelais. Brasília, Ed. Universidade de Brasília.
BECKER, Harold. (1982) Art Worlds. Berkeley, University of California Press.
BENJAMIN, W. (1988) Obras escolhidas 1. São Paulo, Brasiliense.
BENJAMIN, W. (1989) Obras escolhidas 2. São Paulo, Brasiliense.
BENJAMIN, W. (1990) Obras escolhidas 3. São Paulo, Brasiliense.
BOURDIEU, Pierre. (1974) A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Perspectiva.
BENJAMIN, W. (1979) La distinction. Critique sociale du jugement. Paris, Gallimard.
COCHIARALE, Fernando.(1997) Abstracionismo, concretismo, neoconcretismo e tendências construtivas. In: Tridimen-sionalidade. São Paulo, Instituto Itaú Cultural.
COSTA, Iná C. (2001) A educação pela arte segundo Mário Pedrosa. In: MARQUES NETO, J.C. (org.). Mário Pedrosa e o Brasil. São Paulo, Fundação Perseu Abramo.
DELEUZE, Gilles. (1976) Mille Plateaux. Paris, Gallimard.
DURAND, José Carlos. (1989) Arte, Privilégio e distinção. São Paulo, Perspectiva.
FABRIS, Annatereza. (1997) Recontextualizando a escultura modernista. In: Tridimensionalidade. São Paulo, Instituto Cultural Itaú.
FARIAS, Aguinaldo. (1998) Construtor de Espaços. In: Athos Bulcão –80 anos. Brasília, Fundação Athos Bulcão.
FIGUEIREDO, Aline. (1979) As Artes plásticas no Centro- Oeste. Cuiabá, Ed. da Universidade Federal do Mato Grosso.
FOUCAULT, Michel. (1997) A ordem do discurso. São Paulo, Loyola.
FOUCAULT, Michel. (1972) Arqueologia do saber. Petrópolis, Vozes.
FREITAS, Grace Maria M. (1989) Do olhar à ação. São Paulo, Tese (Doutorado). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
KRAUSS, Rosalind. (1998) Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo, Martins Fontes.
KUBITSCHEK, Juscelino. (1984) Discursos Políticos. Brasília.
MADEIRA, Angélica. (1997) Formas de sociabilidade e a cultura da festa. In: Brasília: a construção do cotidiano. Brasília, Pa-ralelo 15.
MARQUES NETO, J.C. (org.). (2001) Mário Pedrosa e o Brasil. São Paulo, Fundação Perseu Abramo.
MORAIS, Frederico. (1968) Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 02/01.
MORAIS, Frederico. (1976) O Globo, Rio de Janeiro, 12/08.
NIEMEYER, Oscar. (2000) Guiarquitetura Brasília. São Paulo, Abril.
PEDROSA, Mário. (1981) Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo, Perspectiva.
PEDROSA, Mário. (2001) A contemporaneidade de Rubem Valentim. In: Tridimensionalidade, São Paulo, Instituto Itaú Cultural.
SIMMEL, Gilberto. (1985) A metrópole e a vida mental. In: VELHO, G (org.) O fenômeno urbano. Rio de Janeiro, Zahar.
SIMON, Iuma. (1990) Esteticismo e participação. Novos Estudos Cebrap. São Paulo.
VALENTIM, Rubem. (2001) Manifesto ainda que tardio. In: Artista da Luz. São Paulo, Pinacoteca. (Original de 1976).
ZANINI, Walter. (org.). (1983) História Geral da Arte no Brasil. Vol. 1. São Paulo, Instituto Moreira Salles.
ZILIO, Carlos. (1982) A questão do Brasil. Rio de Janeiro, Funarte.
ZOLBERG, Vera. (1993) Constructing a sociology of the arts. Cambridge, New York, Melbourne.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Tempo Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.