Amor maldito, motor da poesia: a Provença e a modernidade
Palavras-chave:
oesia provençal, trovadores, mal de amor, Ezra Pound, Haroldo de CamposResumo
É a composição das vidas dos trovadores que confere ao Grand Chant a dimensão romanesca e ficcional que permitiu a construção de figuras “malditas” como Jaufre Rudel, Bertrand de Born, Raimon Jordan... Do amor cantado pelo trobar nasce o seu oposto destruidor: a melancolia, decorrente da ausência da dama, espreita o trovador, acenando-lhe o risco de não mais compor. tal reflexão vai conduzir autores como Ezra pound, Haroldo e Augusto de Campos a reconhecer na provence dos séculos XII a XIII o lugar original, o topos outopos da poesia.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-12-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
O envio de artigos por seus autores pressupõe a cessão dos direitos de publicação à revista Teresa.
Como Citar
Manzari, F. (2014). Amor maldito, motor da poesia: a Provença e a modernidade. Teresa, 15, 130-141. https://journals.usp.br/teresa/article/view/98600