Defasagens entre o audível e o visível no cinema contemporâneo: disjunções em filmes com voz over
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.193928Parole chiave:
Relação som e imagem, Voz over, Cinema contemporâneo, Cinema e literatura, FabulaçãoAbstract
Partindo do cinema moderno de Robert Bresson, este artigo analisa três filmes contemporâneos com voz over – Risttuules (Na ventania, 2014), de Martti Helde, Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans, e Transit (Em trânsito, 2018), de Christan Petzold –, buscando relações entre o audível e o visível. Observou-se que essas relações são caracterizadas por defasagens, que correspondem, de forma estrita, às diferenças de tempo entre o dito pela voz e o visto na imagem, mas que são também entendidas num sentido geral de estranheza decorrente daquilo que se ouve em relação ao que se vê, seja por efeito de desdramatização, seja por uma disjunção/conjunção de tempos históricos. São filmes em que há diversas relações com a Literatura e lançamos mão de conceitos deleuzianos, como o de fabulação.
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