Censura além da classificação: a recepção brasileira de A Serbian film

Autores/as

  • Mayra Rodrigues Gomes Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Ivan Paganotti Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71198

Palabras clave:

Censura, discursos, contexto, recepção.

Resumen

Este artigo relaciona-se a uma extensa pesquisa sobre censura, apoiada pela Fapesp, baseada em processos de censura, partindo da investigação de termos censurados, suas categorias, pressupostos e subentendidos, além da investigação da opinião pública sobre as intervenções dos censores, assim como as manifestações jornalísticas sobre essas questões. Neste artigo, apresentamos resultados parciais de nossas pesquisas atuais sobre as formações discursivas que inspiraram o Manual da nova classificação indicativa, um conjunto de regras que guia a classificação de produções artísticas e culturais como filmes, programas televisivos etc. Este artigo avalia a classificação de A Serbian film, um recente e polêmico processo no cenário brasileiro devido à recusa do Ministério da Justiça em proibir a exibição do filme.

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Biografía del autor/a

  • Mayra Rodrigues Gomes, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Mayra Rodrigues é professora titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 
  • Ivan Paganotti, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Ivan Pagnotti é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo.

Publicado

2012-12-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Censura além da classificação: a recepção brasileira de A Serbian film. (2012). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(38), 278-301. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71198