A narração cinematográfica na Era da Imagem Digital
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.90069Palavras-chave:
ecnologiia digital, crença, indicialidade, narração, contemporaneidadeResumo
O objetivo do trabalho é refletir sobre o estatuto ontológico das imagens digitais, sobre a perda da dimensão indicial do cinema e a consequente mutação do vínculo de crença que se instaura entre o filme e o espectador. Com esta finalidade, retomam-se neste artigo algumas intervenções críticas sobre esta transformação e se expõe a análise dos dispositivos enunciativos dos filmes Big Fish (Tim Burton, 2003) e As aventuras de Pi(Life of Pi, Ang Lee, 2012), que podem ser considerados representativos de distintas fases da história destas transformações tecnológicas.
Downloads
Referências
BARTHES, R. La cámara lúcida: nota sobre la fotografía. Buenos Aires: Paidós, 2003 [1980].
BAZIN, A. “La evolución del lenguaje cinematográfico”. In: ¿Qué es el cine? Madrid: Ediciones RIALP, 2004 [1958], p. 81-100.
BENJAMIN, W. “El narrador. Consideraciones sobre la obra de Nicolai Leskov”. In: Sobre el programa de la filosofía futura y otros ensayos. Barcelona: Planeta-Agostini, 1986, p. 189-211.
CHOI, D. Transiciones del cine. De lo moderno a lo contemporáneo. Buenos Aires: Editorial Santiago Arcos, 2009.
COMOLLI, J.L. “Máquina de lo visible”. In: Artefacto. Pensamientos sobre la técnica, nº1, 1996.
DANEY, S. “La rampa (bis)”. In: Cine, arte del presente. Buenos Aires: Santiago Arcos editor, 2004, p. 79-83.
RANCIÈRE, J. “El destino de las imágenes”. In: El destino de las imágenes. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2011, p. 23-50.
SLOTERDIJK, P. Sin salvación. Tras las huellas de Heidegger. Madrid: Akal, 2011.
STIEGLER, B. “La imagen discreta”. In: Ecografías de la televisión. Entrevistas filmadas. Buenos Aires: EUDEBA, 1996, p. 177-200.
STIEGLER, B. La technique et le temps 3. Le temps du cinéma et la question du mal-etre. París: Galilée, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Nicolás Bermúdez, Domín Choi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.