Análise comportamental de atiradores em escola e bullying
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v27i2p75-83Palavras-chave:
Bullying, Armas, Escolas, Violência, CrimeResumo
Atiradores em massa nas escolas, ou school shooters, são autores de um fenômeno raro, mas com grande impacto midiático. Sem explicações simplistas nem perfil único que possa prever suas ações, a motivação do agressor é incerta e suas vítimas, aleatórias, na maioria. Por meio de revisão narrativa de literatura, foram abordados diferentes
aspectos referentes ao comportamento dos atiradores e a relação intrínseca com o bullying. Os resultados mostraram um padrão evolutivo de entendimento. Os primeiros estudos mostraram uma relação entre o comportamento agressivo do atirador em escolas e as vivências sofridas de solidão, desamparo e incompreensão, quase que vitimizando os autores. Estudos mais recentes não excluem o bullying, mas abrem as possibilidades para outros fatores aditivos que merecem ser analisados pelos responsáveis parentais e escolares.
Downloads
Referências
Akiba M, Letendre DK. Student victimization: national and school system effects on school violence in 37 nations. Am Edu Resear J Win [Internet]. 2002 [Acesso em 2023 abr. 8];39(4):829–53. DOI: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.3102/00028312039004829
O'Toole ME. The school shooter: A threat assessment perspective [Internet]. Quantico, Virginia: FBI Academy [Acesso em 2023 abr. 8]. Disponível em: https://www.fbi.gov/file-repository/stats-services-publications-school-shooter-school-shooter
Christensen W. Rampage: the social roots of school shootings. Qual Sociol. 2005;28:315–9. DOI: https://doi.org/10.1007/s11133-005-6373-x
U.S. Department of Justice. Federal Bureau of Investigation. Active shooter incidents in the United States in 2021 [Internet]. Washington, D.C.; 2022 [Acesso em 2023 jan. 13]. Disponível em: https://www.fbi.gov/file-repository/active-shooter-incidents-in-the-us-2021-052422.pdf/view
St. George D. School shootings rose to highest number in 20 years, federal data says [Internet]. Washington, D.C.; 2022. [Acesso em 2023 abr. 08]. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/education/2022/06/28/school-shootings-crime-report/
d’Avila C. Como a violência passou a ser vista como um problema de saúde pública após a redemocratização [Internet]. Brasília, DF; 2021. [Acesso em 2023 abr. 8]. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/a-violencia-como-questao-de-saude-publica/
Arseneault L, Bowes L, Shakoor S. Bullying victimization in youths and mental health problems: ‘Much ado about nothing’? Psychol Med. 2010;40:717–29. DOI: https://doi.org/10.1017/S0033291709991383
Agência Senado. Violências nas escolas: especialistas reforçam importância de acolhimento de estudantes [Internet]. Brasília, DF; 2022. [Acesso em 2023 mar 2]. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/08/violencia-nas-escolas-especialistas-reforcam-importancia-de-acolhimento-de-estudantes#:~:text=Em%202019%2C%20mais%20da%20metade,de%20viol%C3%AAncia%20na%20pr%C3%B3pria%20escola
Saha LJ. Bullying, school violence and student distress [Editorial]. Soc Psychol Educ. 2007;10(1):1–3. DOI: https://doi.org/10.1007/s11218-007-9022-2
Olweus D. School bullying: development and some important challenges. Annu Rev Clin Psychol. 2013;9:751-80. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-clinpsy-050212-185516
Olweus D. Bullying at school: basic facts and effects of a school based intervention program Child PsychoL Psychiat 1994;35(7):1171-90. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.1994.tb01229.x
Lugones-Botell M, Bermúdez MR. Bullying: aspectos históricos, culturales y sus consecuencias para la salud. Revista Cubana de Medicina General Integral [Internet]. 2017 [Acesso en 2023 abr. 8];33(1):154-62. Disponível em: https://revmgi.sld.cu/index.php/mgi/article/view/277/132
Nações Unidas. Um em cada três alunos em todo o mundo foi vítima de bullying. 2020. [Acesso em 2023 abr. 8]. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/11/1731802
Hymel S, Swearer SM. Four decades of research on school bullying: an introduction. Am Psychol. 2015;70(4):293–9. DOI: https://doi.org/10.1037/a0038928
Tokarnia M. IBGE: um em cada dez estudantes já foi ofendido nas redes sociais [Internet]. Rio de Janeiro, RJ; 2021. [Acesso em 2023 abr. 8]. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-09/ibge-um-em-cada-dez-estudantes-ja-foi-ofendido-nas-redes-sociais
Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Coordenação de População e Indicadores Sociais. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – 2019 [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2021. [Acesso em 2023 fev. 15]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101852.pdf
Currie C, Zanotti C, Morgan A, Currie D, de Looze M, Roberts C, et al. Social determinants of health and well-being among young people. Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) study: international report from the 2009/2010 survey [Internet]. Copenhagen: WHO Regional Office for Europe; 2012. [Acesso em 2023 abr. 12]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/326406
García-García J, Ortega E, De la Fuente L, Zaldívar F, Gil-Fenoy M J. Systematic review of the prevalence of school violence in Spain. Procedia Soc Behav Sci. 2017;237:125-9. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2017.02.052
Wolke D, Tippett N, Dantchev S. Bullying in family: sibling bullying. Lancet Psych. 2015;2(10):917-29. DOI: https://doi.org/ 10.1016/S2215-0366(15)00262-X
Giumetti GW, Kowalski RM. Cyberbullying via social media and well-being. Curr Opin Psychol. 2022;45:101314. DOI: https://doi.org/10.1016/j.copsyc.2022.101314
Freire I, Alves MM, Breia AP, Conceição D, Fragoso L. Cyberbullying e ambiente escolar: um estudo exploratório e colaborativo entre a escola e a universidade. Rev Port Pedag. 2013;47(2):43-64. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_3
Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto-Lei nº. 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal [Internet]. Rio de Janeiro, RJ; 1940. [Acesso em 2023 mar. 23]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm
Brasil. Presidência da República. Secretaria Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 14.132, de 31 de março de 2021. Acrescenta o art. 147-A ao Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para prever o crime de perseguição; e revoga o art. 65 do Decreto-Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941 (Lei das Contravenções Penais [Internet]. Brasília, DF; 2021. [Acesso em 2023 mar. 23]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2021/Lei/L14132.htm#art2
United States. Office of the Federal Register, General Services Administration. Public Papers of the Presidents of the United States: Dwight D. Eisenhower (1954) [Internet]. Office of the Federal Register, National Archives and Records Administration. [Acesso em 2023 mar. 23]. Disponível em: https://www.govinfo.gov/app/details/PPP-1954-book1
Flannery DJ, Fox JA, Wallace L, Mulvey E, Modzeleski W. Guns, school shooters, and school safety: what we know and directions for change. School Psych Rev. 2021;50(2-3):237-53. DOI: https://doi.org/10.1080/2372966X.2020.1846458
Borum R, Cornell DG, Modzeleski W, Jimerson SR. What can be done about school shootings? A review of the evidence. Educ Res. 2010;39(1):27–37 DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X09357620
Anderson RN. Deaths: leading causes for 1999. National Vital Statistics Report [Internet]. 2001 [Acesso em 2023 abr. 12];49(11):1-88. Disponível em: https://www.cdc.gov/nchs/data/nvsr/nvsr49/nvsr49_11.pdf
Raitanen J, Sandberg S, Oksanen A. The bullying-school shooting nexus: bridging master narratives of mass violence with personal narratives of social exclusion. Deviant Behav. 2019;40(1):96–109. DOI: https://doi.org/10.1080/01639625.2017.1411044
Ferguson CJ, Coulson M, Jane Barnett J. Psychological profiles of school shooters: positive directions and one big wrong turn. J Police Crisis Negot. 2011;11(2):141-58. DOI: https://doi.org/10.1080/15332586.2011.581523
Pinto Neto M. Suzano: a educação na mira dos massacres lumpenradicais. Dialogia. 2019;33:178-91. DOI: https://doi.org/10.5585/Dialogia.n33.13790
Langman P. Rampage school shooters: a typology. Aggress Violent Behav. 2009;14(1):79-86. DOI: https://doi.org/10.1016/j.avb.2008.10.003
Mears DP, Moon MM, Thielo AJ. Columbine revisited: myths and realities about the bullying–school shootings connection. Vict Offender. 2017;12(6):939-55. DOI: https://doi.org/10.1080/15564886.2017.1307295
Langman P, Petrosino A, Persson H. Five misconceptions about school shootings [Internet]. San Francisco, CA: WestEd; 2018. [Acesso em 2023 abr. 15]. Disponível em: https://www.wested.org/wp-content/uploads/2018/08/JPRC-Five-Misconceptions-Brief.pdf
Kiilakoski T, Oksanen A. Soundtrack of the school shootings: cultural script, music and male rage. Young. 2011; 19(3):247–69. DOI:
https://doi.org/10.1177/110330881101900301
Kann L, McManus T, Harris WA, Shanklin SL, Flint KH, Hawkins J, et al. Youth risk behavior surveillance — United States, 2015. MMWR Surveill Summ. 2016;65(6):1–174. DOI: http://dx.doi.org/10.15585/mmwr.ss6506a1
Jornalistas Livres. Pesquisa indica aumento de casos de violência nas escolas públicas de São Paulo [Internet]. São Paulo, SP; 2019. [Acesso em 2023 jan. 12]. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/noticias/noticias-2019/pesquisa-indica-aumento-de-casos-de-violencia-nas-escolas-publicas-de-sao-paulo/
Jiménez-Villamizar MP, Campo-Arias A, Caballero-Domínguez CC. Carrying weapons at school: prevalence and associated factors in Colombian high-school students. Psycol School. 2022;59(11):2317-26. DOI: https://doi.org/10.1002/pits.22697
National Threat Assessment Center. Protecting America’s schools: A U.S. Secret Service analysis of targeted school violence [Internet]. Washington, D.C.: Department of Homeland Security; 2019. [Acesso em 2023 abr. 12]. Disponível em: https://www.secretservice.gov/sites/default/files/2020-04/Protecting_Americas_Schools.pdf
Dowdell EB, Freitas E, Owens A, Greenle MM. School shooters: patterns of adverse childhood experiences, bullying, and social media. J Pediatr Health Care. 2022;36(4):339-46. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pedhc.2021.12.004
Pontes NMH, Pontes M. Additive interactions between school bullying victimization and gender on weapon carrying among U.S. high school students: youth risk behavior survey 2009 to 2015. J Interpers Violence. 2021;36(19–20):NP10886-NP10907. DOI: https://doi.org/10.1177/0886260519877945
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Karina Timóteo Khozam, Carmen Silvia Molleis Galego Miziara, Ivan Dieb Miziara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.