Avaliação de Parâmetros Físicos para Direção Veicular: Força, Audição e Visão

Autores

  • Yuri Franco Trunckle Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho https://orcid.org/0000-0002-9133-9653
  • Cristina Akemi Okamoto Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho https://orcid.org/0000-0001-6219-8567
  • Caroline Machado Daitx Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho
  • Diego Toniolo do Prado Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho
  • Juliana Takitane Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho https://orcid.org/0000-0002-4581-7685
  • Daniel Romero Muñoz Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho https://orcid.org/0000-0002-4042-3070

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v25i2p63-72

Palavras-chave:

Condução de Veículo, Força da Mão, Audição, Zumbido, Visão Ocular, Visão de Cores

Resumo

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve submeter-se ao exame de aptidão física e mental. Essa avaliação, a ser realizada por médicos especialistas em Medicina de Tráfego, é constituída por anamnese, exame físico geral, exames específicos e exames complementares, a critério médico. A avaliação específica envolve diversos aparelhos e sistemas, sendo composta pela avaliação oftalmológica, otorrinolaringológica, cardiorrespiratória, neurológica, do aparelho locomotor e avaliação dos distúrbios do sono. A partir do resultado do exame, o médico perito examinador de trânsito pode considerar o candidato como apto, apto com restrições, inapto temporário e inapto. Objetivos: avaliar os parâmetros de saúde (força da mão, visão e audição) em funcionários e alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com base na resolução 425 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina as normas para obtenção da CNH. Método: foi aplicado questionário padronizado, seguido por exame clínico direcionado, utilizando o equipamento Raizamed®. Resultados: dos 70 participantes, 47 encontravam-se aptos para a direção veicular. Dos 23 que apresentavam alguma alteração ao exame, que os tornou temporariamente ou permanentemente inaptos, 2 tiveram problemas ao teste de campo visual; 15, por força manual; 2, por tempo de reação ao ofuscamento; 2, por combinação de campo visual com força manual; 1, por alterações de acuidade visual e auditiva; e 1, por alteração de força manual, campo visual, acuidade visual e tempo de reação ao ofuscamento. Conclusão: os condutores em exame de direção veicular devem ser avaliados de forma cuidadosa e individual para que cada caso tenha suas peculiaridades observadas a contento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Takitane, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho

    Pesquisadora Colaboradora do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Referências

Horrey WJ, Wickens CD. In-vehicle glance duration: distributions, tails, and a model of crash risk. Transp Res Rec. 2007;2018(1):22-8. DOI: https://doi.org/10.3141/2018-04

Klauer SG, Dingus TA, Neale VL, Sudweeks JD, Ramsey DJ. The impact of driver inattention on near-crash/crash risk: an analysis using the 100-Car Naturalistic Study Data. Technical Report. Washington (DC): National Highway Traffic Safety Administration, Office of Human-Vehicle Performance Research; 2006 Apr. Report No.: DOT HS 810 594.

Simons-Morton BG, Guo F, Klauer SG, Ehsani JP, Pradhan AK. Keep your eyes on the road: young driver crash risk increases according to duration of distraction. J Adolesc Health. 2014;54(5Suppl):S61–7. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2013.11.021

Schmidt MI, Duncan BB, Hoffmann JF, de Moura L, Malta DC, de Carvalho RMSV. Prevalência de diabetes e hipertensão no Brasil baseada em inquérito de morbidade auto-referida, Brasil, 2006. Rev Saúde Pública [Internet]. 2009 [Acesso em 2019 mai. 10];43(Supl 2):74-82. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102009000900010&lng=en. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102009000900010

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

1.
Trunckle YF, Okamoto CA, Daitx CM, Prado DT do, Takitane J, Muñoz DR. Avaliação de Parâmetros Físicos para Direção Veicular: Força, Audição e Visão. Saúde ética justiça [Internet]. 6º de janeiro de 2020 [citado 23º de novembro de 2024];25(2):63-72. Disponível em: https://journals.usp.br/sej/article/view/181684