Os aspectos bioéticos dos novos eugênicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v24i2p50-56Palavras-chave:
Bioética, Eugenia, Engenharia Genética, Técnicas de reprodução assistidaResumo
Com os avanços na biotecnologia e no Projeto Genoma Humano, a habilidade de manipular o DNA e realizar terapias genéticas aumentou e levantou algumas preocupações. A teoria da nova eugenia é uma delas. O conceito de eugenia apareceu pela primeira vez no final do século XIX, como uma teoria de melhoria da raça humana. Ele quase desapareceu depois da Segunda Guerra Mundial, mas agora vem retornando com novas teorias e debates éticos. O propósito deste estudo é apresentar algumas considerações referentes aos contemporâneos e difundidos avanços tecnológicos em reprodução assistida. Nós chamamos atenção às relações entre reprodução assistida e uma possível política da nova eugenia, enfatizando a relevância do assunto e discutindo algumas das questões éticas implicadas. Nós não temos a intenção de conduzir um estudo exaustivo do assunto, mas oferecer algumas considerações que possam contribuir para novos debates. Uma revisão literária foi utilizada, focando nos aspectos éticos, bioéticos e legais sobre a eugenia. Além disso, algumas coberturas pela mídia sobre o atual uso dessas tecnologias mencionadas também foram consultadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Renata Luchini Paes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.