Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer

Autores

  • Marcos José da Silveira Mazzotta Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento
  • Maria Eloísa Famá D'Antino Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000200010

Palavras-chave:

Inclusão Social, Cultura, Educação e Lazer, Deficiência e Necessidades Especiais

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir algumas questões envolvidas na compreensão e concretização da inclusão social das pessoas com deficiências. Elegeu-se, para tanto, o estudo sobre a importância da mediação da cultura, da educação e do lazer no desenvolvimento sociocultural, focalizando-se algumas implicações no desenvolvimento pessoal e social. Uma análise crítica, bibliográfica e documental, resultou na apresentação de discussões sobre a consolidação de espaços sociais e relacionamentos favorecedores ou limitadores da inclusão social e escolar de tais pessoas com vistas ao atendimento ou à ampliação de suas necessidades especiais. Importantes decisões políticas e normativas nacionais e internacionais foram discutidas. Destacaram-se valores e atitudes que, objetiva ou subliminarmente, constroem e consolidam mecanismos de inclusão ou exclusão, concluindo-se que a educação, a cultura e o lazer são espaços estruturados com fundamental poder de mediação para a inclusão social da pessoa com deficiência assim como de todo e qualquer sujeito.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mazzotta, M. J. da S., & D'Antino, M. E. F. (2011). Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer . Saúde E Sociedade, 20(2), 377-389. https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000200010