Situação de insegurança alimentar em domicílios de Pernambuco, Região Nordeste do Brasil: contribuições para discussão da violação do direito à alimentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210617pt

Palavras-chave:

Segurança alimentar, Assistência Alimentar, Fatores socioeconômicos, Desigualdade social

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar os fatores associados à insegurança alimentar em domicílios do Estado de Pernambuco, localizado na região Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo transversal realizado em 1.008 domicílios particulares. Para a investigação, utilizou-se a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) e foram analisadas associações com variáveis socioeconômicas, demográficas e práticas relacionadas à alimentação. Calculou-se razão de prevalência e ajuste por meio da regressão de Poisson, sendo estatisticamente significantes aquelas associações cujo p≤0,05. Encontrou-se prevalência de 68,4% de insegurança alimentar. Apresentaram associação com insegurança: escolaridade do chefe da família; renda per capita; participação no programa Bolsa Família; número de moradores; regime de ocupação do domicílio; classe social; práticas; e opiniões acerca da alimentação da família. O maior risco de insegurança foi encontrado naqueles com pior condição econômica, em beneficiários do Bolsa Família e naqueles que indicavam a falta de produtos ultraprocessados para melhorar a alimentação da família. Observou-se insegurança alimentar atrelada às condições de vulnerabilidade social e àqueles que não consideravam ter uma boa alimentação. Grande parte dos sujeitos referiram utilizar os recursos do Bolsa Família para aquisição de alimentos, o que reforça a importância dessa estratégia na promoção do acesso à alimentação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Catarine Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. Curso de Nutrição. Santa Cruz, RN, Brasil.

  • Marilia de Carvalho Lima, Universidade Federal de Pernambuco

    Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Recife, PE, Brasil.

  • Juliana Souza Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

    Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico de Vitória. Núcleo de Nutrição. Vitória de Santo Antão, PE, Brasil.

  • Fernanda Cristina de Lima Pinto Tavares, Universidade Federal de Pernambuco

    Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Nutrição. Recife, PE, Brasil.

  • Vanessa Sá Leal, Universidade Federal de Pernambuco

    Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico de Vitória. Núcleo de Nutrição. Vitória de Santo Antão, PE, Brasil.

  • Flávio Luiz Schieck Valente, Universidade Federal de Pernambuco

    Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar do Nordeste. Recife, PE, Brasil.

  • Pedro Israel Cabral de Lira, Universidade Federal de Pernambuco

    Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Nutrição. Recife, PE, Brasil.

  • Malaquias Batista Filho, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

    Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Departamento de Pesquisa em Nutrição. Recife, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Silva, C. S. da, Lima, M. de C., Oliveira, J. S., Tavares, F. C. de L. P., Leal, V. S., Valente, F. L. S., Lira, P. I. C. de, & Batista Filho, M. (2022). Situação de insegurança alimentar em domicílios de Pernambuco, Região Nordeste do Brasil: contribuições para discussão da violação do direito à alimentação. Saúde E Sociedade, 31(4), e210617pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210617pt