Quem disse que ser mulher é ser mãe? Feminilidade(s) e maternidade(s)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/

Mots-clés :

feminilidade, maternidade, negritude, gênero, sexualidade

Résumé

A feminilidade na sociedade brasileira é compreendida como uma experiência destinada à vivência da maternidade, sendo este um caminho indispensável para a confirmação do ser mulher. Dessa maneira, existem mulheres que são marginalizadas a partir da negação do seu direito de escolher a construção da maternidade. Este estudo objetiva discutir as maternidade(s) das mulheres diante do processo de tornar-se mãe. Trata-se de um ensaio teórico, na medida em que apresenta contribuições teóricas em relação à feminilidade e à maternidade de modo crítico e reflexivo. Discute-se a redução da mulher à esfera materna, à invisibilidade, à negação de direitos, seu silenciamento e como os marcadores sociais de raça, classe e gênero influenciam o olhar da sociedade sobre a maternidade e a ocupação dos diversos papéis sociais. Debruçar-se para enxergar a pluralidade do ser mulher e das experiências de ser mãe é importante para a construção de um novo olhar sobre as maternidades. É premente o desenvolvimento de estudos científicos que escutem as narrativas femininas, para que sejam evidenciados os discursos sociais enclausuradores que atravessam sua existência, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas que transformem essa realidade.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Gisele Cerqueira Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Universidade Federal do Vale do São Francisco. Departamento de Psicologia. Laboratório de Estudos em Desenvolvimento Infantil e Processos Psicossociais. Petrolina, PE, Brasil.

  • Paula da Luz Galrão, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Universidade Federal do Vale do São Francisco. Departamento de Ciências Sociais. Kabecilê - Grupo de Estudos Interseccionais do Vale do São Francisco. Petrolina, PE, Brasil.

  • Lucivanda Cavalcante Borges de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Universidade Federal do Vale do São Francisco. Departamento de Psicologia. Laboratório de Estudos em Desenvolvimento Infantil e Processos Psicossociais. Petrolina, PE, Brasil.

Téléchargements

Publiée

2024-05-10

Numéro

Rubrique

Ensaio

Comment citer

Santos, G. C., Galrão, P. da L., & Sousa, L. C. B. de. (2024). Quem disse que ser mulher é ser mãe? Feminilidade(s) e maternidade(s). Saúde E Sociedade, 33(1), e220388pt. https://doi.org/10.1590/