Representações sociais sobre doação de órgãos e tecidos para transplantes entre adolescentes escolares
DOI :
https://doi.org/10.1590/S0104-12902021201049Mots-clés :
Representações sociais, Enfermagem, Obtenção de órgãos e tecidosRésumé
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria das Representações Sociais, com o objetivo de analisar as possíveis representações sociais que adolescentes do Ensino Médio de uma escola da rede pública têm sobre o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. Participaram do estudo 60 adolescentes, com idade entre 14 e 18 anos, matriculados no Ensino Médio de uma instituição de ensino situada no norte do Paraná. Os resultados, obtidos mediante técnica de associação livre de palavras, indicaram que o núcleo central das representações sociais em relação à doação de órgãos e ao ato de ser um doador de órgãos é composto por palavras que definem o sentido de amor, vida, solidariedade, compaixão, salvação, ajuda e, como elementos intermediários e periféricos, os vocábulos morte, sangue, esperança, felicidade e compaixão. Os resultados delineiam as possíveis representações sociais sobre doação de órgãos entre os adolescentes como um processo capaz de promover a recuperação da vitalidade humana, remetendo a sentimentos de gratidão e felicidade, inseridos numa sociedade mais consciente e solidária.