Violência e sofrimento social no contexto escolar: um estudo de caso em Porto Alegre, RS
DOI :
https://doi.org/10.1590/S0104-12902019181057Mots-clés :
Violência, Sofrimento Social, Escola, SaúdeRésumé
A pesquisa analisou a violência e o sofrimento social em uma escola de Porto Alegre (RS) a partir do discurso de professores, buscando compreender como a violência tem feito parte das relações no contexto escolar. Trata-se de estudo de caso qualitativo realizado por meio de 23 entrevistas individuais semiestruturadas e grupo focal com professoras, contextualizados a partir de observação participante na escola e na comunidade ao longo de um ano. A análise temática de conteúdo resultou em dois eixos analíticos: “Macroviolência: repercussões da violência estrutural na escola” e “Microviolência: a (co)produção da violência nas relações na escola”. Os achados apontaram como o contexto amplo de exclusão social e restrição de direitos e de oportunidades (macroviolências) em que a escola se insere reflete na produção cotidiana de violências na relação com os alunos (microviolências). Essas relações se enraízam num processo de estigmatização e desvalia dos alunos, bem como na sensação de impotência e na verticalização das ações pelas professoras. Apesar de escassas, aproximações alternativas à realidade dos alunos evidenciaram a importância de pensar e pactuar as ações nas escolas na perspectiva da própria comunidade e da territorialidade, buscando enfrentar a violência e o sofrimento social.
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