Educação interprofissional e prática colaborativa na formação em educação física: reflexões de uma experiência na perspectiva da tutoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200821

Palavras-chave:

Formação Interprofissional, Educação Física, Sistema Único de Saúde

Resumo

Esse artigo objetiva descrever as características do componente curricular “módulo interprofissional em saúde” oferecido aos estudantes de graduação da área de saúde na Universidade de Pernambuco e apresentar um relato das experiências vivenciadas em atividades de tutoria, com destaque para a análise do cenário do núcleo da educação física. Essa estratégia de educação interprofissional e de prática colaborativa funciona em dois momentos pedagógicos, concentração e dispersão, que possibilitam o estudante entender o processo colaborativo de trabalho na perspectiva da integralidade e do cuidado na atenção à saúde em rede. Durante a concentração, estudantes do primeiro período reconhecem as possibilidades de atuação de seu núcleo em articulação com os demais e têm contato com conceitos da saúde coletiva. Durante a dispersão, os estudantes constroem e executam ações interprofissionais em uma instituição de ensino vinculada à estratégia de saúde da família, sendo as práticas corporais estratégias corriqueiras. Percebe-se que há uma mudança de atitude sobre a possibilidade de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS); entretanto, é preciso que os conteúdos da saúde coletiva, inclusive a interprofissionalidade e as práticas colaborativas, perpassem toda a trajetória de formação em educação física, propiciando a qualificação para a integralidade da atenção no SUS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ameliane da Conceição Reubens-Leonidio, Instituto Federal de Pernambuco

    Instituto Federal de Pernambuco. Cabo de Santo Agostinho, PE, Brasil.

  • Talita Grazielle Pires de Carvalho, Universidade de Pernambuco

    Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física. Recife. PE. Brasil.

  • Maria Bernadete de Cerqueira Antunes, Universidade de Pernambuco

    Universidade de Pernambuco. Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco. Módulo Interprofissional em Saúde. Recife, PE, Brasil.

  • Mauro Virgílio Gomes de Barros, Universidade de Pernambuco

    Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física. Recife. PE. Brasil.

Publicado

2021-06-02

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Reubens-Leonidio, A. da C., Carvalho, T. G. P. de, Antunes, M. B. de C., & Barros, M. V. G. de. (2021). Educação interprofissional e prática colaborativa na formação em educação física: reflexões de uma experiência na perspectiva da tutoria. Saúde E Sociedade, 30(3). https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200821