A empatia e o contágio: as impregnações dos encontros

Autores

  • Mariana Rosa e Silva Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p220-241

Palavras-chave:

Empatia, Empatia cinestésica, Contágio

Resumo

Este artigo visa abordar o fenômeno da empatia para atores e espectadores, em diálogo com a ciência, para explicá-la e entender seus mecanismos. Trataremos da empatia cinestésica como contágio gravitacional, apontada por Hubert Godard, gerenciada por músculos que criam um efeito de transporte. Relacionaremos essa empatia com as noções de intercorporeidade propostas por Maurice Merleau-Ponty e faremos reflexões a partir de textos de José Gil a respeito de outro tipo de contágio, que faz a comunicação de inconscientes por meio de corpos espectrais, iniciando ponderações sobre o obsidiar da obra para o artista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Rosa e Silva Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (Doutoranda). Pesquisa em andamento – iniciada em 2022. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Linha Processos e Métodos da Criação Cênica, orientada pelo Prof. Dr. Ricardo Kosovski. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atriz, fisioterapeuta, professora e diretora teatral.

Referências

ALMEIDA, E. P. Saber dizer, ousar exprimir: conversa com José Gil a propósito da écfrase. eLyra. Porto, n. 8, p. 41-56, 2016.

BARBA, E. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2014. 299p.

BANU, G. (org.). Ryszard Cieslak: ator-símbolo dos anos sessenta. São Paulo: É Realizações, 2015. 160p.

BERNARD, M. De la création chorégraphique. Pantin: Centre National de la Danse, 2001. 274p.

BERTHOZ, A. The Brain’s Sense of Movement. Cambridge: Harvard University Press, 2000. 352p.

BROOK, P. O espaço vazio: um livro sobre o teatro: moribundo, sagrado, rústico, imediato. Rio de Janeiro: Apicuri, 2015. 224p.

DAMÁSIO, A. R. E o cérebro criou o Homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 440p.

DERRIDA, J. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994. 236p.

GIL, J. N. Abrir o corpo. In: ENGELMAN, S.; FONSECA, T. M. G. (org.). Corpo, Arte e Clínica. Porto Alegre, 2004. p.13-28.

GIL, J. A Imagem-Nua e as Pequenas Percepções – Estética e Metafenomenologia. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1996. 336p.

GODARD, H. Gesto e Percepção. In: PEREIRA, R.; SOTER, S. (org.). Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCIDADE, 2002. p.11-35.

GODARD, H. Olhar Cego: entrevista com Hubert Godard, por Suely Rolnik. In: ROLNIK, S. (org.). Lygia Clark: da obra ao acontecimento. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006. p. 72-79.

GROTOWSKI, J. Resposta a Stanislávski. Tradução de Ricardo Gomes. Revista Folhetim, Rio de Janeiro, n.9, p. 3-21, 2001.

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2016. 695p.

MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. 280 p.

MUNIZ, M. S. Sistema Háptico, autorregulação e movimento. Repertório, Salvador, v. 1, n. 31, p. 87-104, 2018. DOI: 10.9771/r.v1i31.28326

PESSOA, F. Livro do Desassossego. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2003. 351p.

ROQUET, C. Vu du geste: interpreter le mouvement dansé. Paris: Centre National de la Danse, 2019. 250p.

RICHARDS, T. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012. 168p.

RIZZOLATTI, G.; SINIGAGLIA, C. Las neuronas espejo: los mecanismos de la empatia emocional. Barcelona: Paidós, 2006. 216p.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Santos, M. R. e S. (2024). A empatia e o contágio: as impregnações dos encontros. Sala Preta, 23(2), 220-241. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p220-241