Dos corpos aos crematórios: ideologia e ironia em Bobók
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2021.191516Palabras clave:
Bobók, Ideologia, Ironia, Crítica socialResumen
Bobók é um dos contos mais representativas de Dostoiévski. A obra critica as ideologias dominantes, baseando-se no humor para destronar as vozes de autoridade. Assim, o artigo visa discorrer acerca da importância da literatura de Dostoiévski para a formação crítica social por meio do riso, versando sobre a notabilidade do elemento risível para a atenuação das desigualdades e, assim, contribui para reafirmar a necessidade da literatura do riso para a reflexão social.
Descargas
Referencias
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento – o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. 8. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifônica. Campinas: Editora Unicamp, 2008.
BEZERRA, Paulo. “Prefácio: uma obra fora do tempo”. In: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Bobók. Editora 34. Ebook. Edição do Kindle.
FIORIN, José Luís. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 2007.
KONDER, Leandro. A questão da ideologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LYRA, Pedro. Literatura e ideologia. Petrópolis: Editora Vozes, 1979.
PAZ, Octávio. Signos em rotação. Tradução de Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 1972.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Elizabete Lima, Otávio Augusto Buzar Perroni
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).