Música, participação e envolvimento de crianças com Trissomia 21 em atividades diárias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2024.218931Palavras-chave:
Símdrome de Down, Terapia Ocupacional, Música, ReabilitaçãoResumo
Crianças com Trissomia 21 geralmente apresentam atraso no desenvolvimento psicomotor e deficiência intelectual que podem comprometer a aquisição de habilidades motoras e de comunicação. O estudo parte da hipótese que a música pode ser um recurso auxiliar favorável nas sessões de Terapia Ocupacional, pela influência no corpo humano, podendo ser útil para promover a participação da criança. O objetivo da pesquisa foi observar o efeito da música na manutenção da atenção, participação e envolvimento da criança em diferentes tarefas nas sessões de Terapia Ocupacional, definidas a partir de demandas identificadas pela Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM). Trata-se de um estudo de caso único com criança de 4 anos, com diagnóstico de Trissomia 21. Ao final das 12 sessões observou-se melhora do desempenho da criança nas demandas trazidas pela mãe, assim como melhora de sua satisfação nas atividades realizadas. A análise comparativa mostra o aumento de 5,6 pontos no desempenho da criança e um aumento de 6,3 pontos na satisfação da mãe na reavaliação. A música neste estudo proporcionou resultado positivo nas atividades propostas, favoreceu a criança manter a atenção por mais tempo, aumentou a participação e independência para escovar os dentes, vestir-se e beber água no copo.
Downloads
Referências
Veríssimo TCRA. Diagnóstico e classificação da síndrome de Down. In: Universidade Aberta do SUS. Universidade Federal do Maranhão. Atenção à pessoa com síndrome de Down. São Luís: Ministério da Saúde UNA-SUS; UFMA; 2021.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com síndrome de Down. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.
Gomes D, Teixeira L, Ribeiro J. Enquadramento da prática da terapia ocupacional: domínio & processo. 4ª ed. versão Portuguesa de Occupational Therapy Practice Framework: Domain and Process 4th ed (AOTA, 2020). Leiria: Politécnico de Leiria; 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/6370.
Papalia DE, Martorell G. Desenvolvimento humano. 14a ed. Porto Alegre: Grupo A; 2022.
Piovesan JC, Silva NA. Música e ludicidade: a importância da musicalidade para o ambiente hospitalar. In: VI Fórum Internacional de Pedagogia; Santa Maria, RS, 30 jul. a 01 ago., 2014. Santa Maria, RS: AINPGP; 2014 [citado 11 out. 2023]. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/fiped/2014/Modalidade_1datahora_16_06_2014_09_51_51_idinscrito_2021_2dd5c1f47960518af0b19ae871542cf3.pdf.
Rosário VM, Loureiro CMV, Gomes CMA. A relação entre música e atenção: fundamentos, evidências neurocientíficas e reabilitação. Per Musi. 2021;40:1-18. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.14912.
Rosário VM, Loureiro CMV, Gomes CMA. A relação entre música e atenção: fundamentos, evidências neurocientíficas e reabilitação. Per Musi. 2021;40:7. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.14912.
Jesus AS. Recurso, atividade: diferentes usos da música pela terapia ocupacional: uma revisão sistemática [Trabalho de Conclusão de Curso]. Lagarto: Universidade Federal de Sergipe; 2018. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8374.
Yin RK. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso; 2016.
Ladewig VM, Ladewig SFAM, Silva MG, Bosco G. Sedação consciente com óxido nitroso na clínica odontopediátrica. Odontol Clín Cient (Recife). 2016;15(2):91-96. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/occ/v15n2/a03v15n2.pdf.
Mundo Bita. Mundo Bita - Xic, Xic, Xic (vídeo infantil). 2016 dez 5. Vídeo: 2:54min. [citado 08 set. 2023]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnzgHAIRqmc&ab_channel=MundoBitaVEVO.
Campo das Crianças - Kids Camp Brasil. A música de escovar os dentes. Campo das crianças. Como escovar os dentes. 2020 jul 17. Vídeo: 1:32 min. [citado 08 set. 2023]. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=jlKeVi0T9wk&ab_channel=CampodasCrian%C3%A7as-KidsCampBrasil.
Gordon E. Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; 2000.
Mundo Bita. Mundo Bita - Troca Roupa. 2015 out 5. Vídeo: 2:42 min. [citado 08 set. 2023]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BFCePyavZbg&ab_channel=MundoBitaVEVO.
Piroddi C. Laboratório Montessori: em casa. Marschalek R, tradutor. Blumenau: Todolivro; 2020.
Marinho PML, Campos MPA, Rodrigues EOL, Gois CFL, Barreto IDC. Construction and validation of a tool to Assess the Use of Light Technologies at Intensive Care Units. Rev Latino-Am Enfermagem. 2016;2(4):e2816. doi: http://dx.doi.org/ 10.1590/1518-8345.1002.2816.
Sabino LMM, Brasil DTM, Caetano JA, Santos MCL, Alves MDS. Uso de tecnologia leve-dura nas práticas de enfermagem: análise de conceito. Aquichan. .2016;16(2):230-239. https://doi.org/10.5294/aqui.2016.16.2.10.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sarah Gregório Falcão de Oliveira, Cláudia Regina Cabral Galvão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.