Análise da Oferta de Empreendimentos Turísticos Associados ao Veganismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v34i1p105-123

Palabras clave:

Turismo vegano, mercado turístico, oferta turística, veganismo, nuevos movimientos sociales economicos

Resumen

(O veganismo é um movimento social que busca o fim da exploração animal e abarca práticas individuais e coletivas para alcançar esse propósito nos âmbitos social, ambiental, econômico e político. Tais práticas atingem principalmente o mercado alimentício, mas se estendem para demais setores econômicos, como o mercado turístico. Portanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar as adaptações pertinentes ao nicho vegano inseridas nesse mercado. O percurso metodológico compreendeu um estudo exploratório de abordagem qualitativa com utilização dos métodos análise de conteúdo virtual e entrevistas semiestruturadas. Sobre a análise de conteúdo virtual, foram pesquisadas avaliações com menção aos termos “vegano/a” na plataforma TripAdvisor para encontrar agências de viagens e meios de hospedagens especializados nesse serviço nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir do resultado desse mapeamento e após análise de suas redes sociais, determinados empreendimentos tiveram seus representantes convidados para participar de entrevistas sobre os serviços para o público vegano. A análise de conteúdo das entrevistas foi realizada a partir das seguintes categorias: gastronomia; sustentabilidade; experiências; hospitalidade. Entre os resultados da pesquisa, evidenciou-se um crescimento na oferta de produtos turísticos adequados ao público vegano, e como os empreendimentos vêm buscando práticas cada vez mais orientadas a questões socioambientais, para atrair não somente veganos, mas consumidores conscientes. Esta pesquisa contribuiu para o entendimento sobre como o veganismo vem transformando o mercado turístico e para a consolidação de uma síntese de indicadores de gestão para os empreendimentos que desejam participar do nicho de viagens veganas.

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Biografía del autor/a

  • Romário Loffredo de Oliveira, Universidade de São Paulo

    Doutorando do programa de Turismo na Universidade de São Paulo.

  • Bruna Ranção Conti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Adjunta no curso de Turismo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

OLIVEIRA, Romário Loffredo de; CONTI, Bruna Ranção. Análise da Oferta de Empreendimentos Turísticos Associados ao Veganismo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 34, p. 105–123, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v34i1p105-123. Disponível em: https://journals.usp.br/rta/article/view/213249.. Acesso em: 24 nov. 2024.