Festas Tradicionais no Entorno da Estrada Boiadeira no Paraná: um potencial para o turismo rural
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p364-387Palavras-chave:
Roteiro Turístico, Estrada Boiadeira, Turismo Rural.Resumo
Devido ao crescimento da urbanização do campo, entre outros aspectos, as grandes propriedades se expandiram sobre os pequenos sitiantes que foram vendendo os seus bens e se deslocando para a cidade. Em meio a esse cenário, muitos agricultores de base familiar ainda residem no campo mesmo com diversas dificuldades. Essa é a realidade das comunidades do entorno da Estrada Boiadeira no interior do Estado do Paraná, em que os agricultores familiares ainda mantém vivas as tradições de seus antepassados como as festas religiosas, festas juninas, festas gastronômicas e demais representações sobre seu modo de vida. O referente trabalho teve como objetivo geral investigar a viabilidade de implantação do roteiro turístico no entorno da BR-487, conhecida como Estrada Boiadeira. A presente pesquisa tem caráter descritivo e exploratório com características de investigação qualitativa. Em uma primeira etapa foi realizada revisão da literatura em livros e artigos de periódicos especializados. Na segunda etapa foi realizada a pesquisa de campo com o intuito de levantar dados sobre as comunidades utilizando as técnicas de observação sistemática, entrevistas semiestruturadas e questionários. Foi observado como resultado que as comunidades e suas festas tradicionais possuem recursos que viabilizam a implementação de roteiro turístico no entorno da Estrada Boiadeira. Porém para que o mesmo seja estruturado com sucesso ainda faltam readequações necessárias em cada comunidade. Acredita-se que o desenvolvimento do roteiro ajudará a manter vivas as tradições culturais de cada localidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.