Nudges Podem Influenciar a Procura por Interpretação Ambiental em Áreas Protegidas? Estudo no Parque Estadual da Cantareira-SP

Autores

  • Andre Martellotta Instituto Federal de São Paulo
  • Heros Augusto Santos Lobo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i3p1-13

Palavras-chave:

economia comportamental, gamificação, comportamento do turista, lazer, QR code

Resumo

A interpretação ambiental (IA) é um importante componente do ecoturismo e do uso público em áreas naturais protegidas, pois fornece informações sobre a biodiversidade, os ecossistemas e as questões ambientais relacionadas a esses locais. No entanto, a compreensão dos fatores que influenciam os visitantes a se interessarem pelos conteúdos interpretativos é limitada. Nesse contexto, uma pesquisa foi conduzida com o objetivo de identificar um direcionamento comportamental de busca de conteúdos interpretativos estimulado por nudges, com o auxílio da tecnologia móvel. A aplicação de nudges, que são pequenas intervenções que buscam influenciar o comportamento das pessoas de maneira sutil e não coercitiva, tem se mostrado cada vez mais relevante em diversas áreas, incluindo o turismo de natureza. Isso porque essas intervenções podem ser aplicadas de forma não intrusiva e podem contribuir para a melhoria da experiência do visitante. O pressuposto era que, ao ler o qr code instalado na entrada de uma trilha, os visitantes teriam maior interesse em saber mais sobre IA. Além disso, foi testado se os nudges de norma social seriam mais eficazes do que perguntas diretas na estimulação do interesse dos visitantes. Os resultados da pesquisa mostraram que os nudges foram eficazes em despertar o interesse dos visitantes pela IA. Além disso, os nudges de norma social foram mais eficazes do que as perguntas diretas. Esses resultados indicam que a utilização de nudges e a gamificação podem ser caminhos promissores para aumentar o interesse dos visitantes por temas ambientais em roteiros de turismo de natureza.

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Biografia do Autor

  • Andre Martellotta, Instituto Federal de São Paulo

    Mestre em Turismo pela Universidade de São Paulo. Docente no curso de Tecnologia em Turismo do Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

  • Heros Augusto Santos Lobo, Universidade Federal de São Carlos

    Doutor em Geociências e Meio Ambiente da Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro, São Paulo, Brasil. Docente no curso de Turismo da Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, São Paulo, Brasil. 

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MARTELLOTTA, Andre; LOBO, Heros Augusto Santos. Nudges Podem Influenciar a Procura por Interpretação Ambiental em Áreas Protegidas? Estudo no Parque Estadual da Cantareira-SP. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 3, p. 94–106, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i3p1-13. Disponível em: https://journals.usp.br/rta/article/view/218129.. Acesso em: 2 jun. 2024.