O modelo de Estrutura-Conduta-Desempenho aplicado ao setor de turismo italiano

Autores

  • Vitória Batista Santos Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i3p127-146

Palavras-chave:

Modelo Estrutura-Conduta-Desempenho, Demanda turística, Impactos económicos, Mercado Turístico

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central compreender o funcionamento do setor de turismo italiano, tentando entender os impactos da pandemia em algumas variáveis, e incluindo fatores culturais para aprofundar a análise. O ponto de originalidade desta pesquisa é aplicar o modelo Estrutura-Conduta-Desempenho já considerando alguns dos efeitos da pandemia. Através de uma pesquisa exploratória, o modelo estrutura-conduta-desempenho será aplicado para abordar as variáveis mais relevantes que desempenham um papel importante no funcionamento do setor. Foi possível identificar que o setor de turismo tem um papel bastante relevante para a economia italiana, impactando em variáveis macroeconômicas centrais, como emprego, Produto Interno Bruto, entre outras. É possível entender algumas das mudanças centrais no funcionamento do setor causadas pela pandemia, além de discutir o papel da tecnologia e da inovação na diversificação da oferta e da demanda. Por fim, são discutidas algumas medidas que podem contribuir para o crescimento do setor no período pós-pandemia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vitória Batista Santos Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Mestre em Economia e Mercados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente no curso de Ciências Econômicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil. 

Referências

Bain, J. S. (1968). Industrial organization. New York: John Wiley.

Banca D’Italia (2021b). Tavole dati turismo. Recovered from https://www.bancaditalia.it/statistiche/tematiche/rapporti-estero/turismo-internazionale/tavole/index.html

Banca D’Italia (2021c). Rapporto sulla stabilità finanziaria. Recovered from https://www.bancaditalia.it/pubblicazioni/rapporto-stabilita/2021-1/RSF_1_2021.pdf

Banca D’Italia. (2021a). Indagine sul turismo internazionale. Recovered from https://www.bancaditalia.it/pubblicazioni/indagine-turismo-internazionale/2021-indagine-turismo-internazionale/statistiche_ITI_18062021.pdf

Berrino, A. (2011). Storia del turismo in Italia. Review of Battilani, P. (2013). Transportes, servicios y telecomunicaciones, 24, 223-224. Recovered from https://www.tstrevista.com/tstpdf/tst_24/res24_10.pdf

Bizzarri, C.; & Ceschin, F. M. (2020). L’attrattività turistica dell’italia nello scenario geopolitico post covid-19. Documenti Geografici, 1, 515-527. http://dx.doi.org/10.19246/DOCUGEO2281-7549/202001_32

Britton, L. C., Clark, T. A. R., and Ball, D. F. (1992). Modify or Extend? the Application of the Structure Conduct Performance Approach to Service Industries. The Service Industries Journal, 12(1), 34-43. https://doi.org/10.1080/02642069200000003

Brull, M. C. (2014). Crescere come rete nel settore turistico (Master’s degree thesis). Corso di Laurea magistrale in Sviluppo Economico e dell’Impresa, Favultà di Economia, Università Ca’Foscari Venezia.

Bubbico, D. (2018). O sindicalismo italiano entre crise de representatividade e mudanças das relações industriais. Lua Nova, 104, 287-315.

Decree n. 79, May 23rd, 2011. Code of state legislation on tourism organization and market. Recovered from https://www.normattiva.it/uri-res/N2Ls?urn:nir:stato:decreto.legislativo:2011-05-23;79

Demma, C. (2021). Il settore turistico e la pandemia di covid-19. Banca D’Italia. Recovered from https://www.bancaditalia.it/pubblicazioni/note-covid-19/2021/Demma_Nota_Covid_settore_turistico_e_pandemia.pdf

EBNT – Ente Bilaterale Nazional e Unitario del Turismo; & FIAVET – Federazione Italiana delle Associazioni Imprese Viaggi e Turismo. (2018). Il mercato delle agenzie di viaggi, scenari e opportunità. Recovered from https://www.ebnt.it/files/pubblicazioni/mercato-agenzie-di-viaggi.pdf

Foglio, A. (2015). Il marketing del turismo: politiche e strategie di marketing di località imprese e prodotti/serivizi turistici. Milan: FrancoAngeli.

Garibaldi, R. (2020). Rapporto sul Turismo Enogastronomico Italiano. Associazione Italiana Turismo Enogastronomico. Recovered from https://www.robertagaribaldi.it/rapporto-sul-turismo-enogastronomico-italiano/

Gil, A. C. (2019). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.

Hasenclever, L.; & Torres, R. (2013). O Modelo Estrutura, Conduta e Desempenho e seus Desdobramentos. In: Kupfer, D.; Hasenclever, L. Economia Industrial: Fundamentos Teóricos e Práticas no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus. Chapter 4.

Icardi, A. (2020). La competizione tra OTA e Agenzie Tradizionali: segmentazione di mercato e leve di competizione (Master’s degree thesis). Corso di Laurea Magistrale in Ingegneria Gestionale, Politecnico di Torino, Turin, Italy.

ISNART – Istituto Nazionale Ricerche Turistiche. (2021). Focus Regionali. Recovered from https://www.isnart.it/economia-del-turismo/focus-regionali/

ISTAT – Istituto Nazionale di Statistica. (2022). Statistiche. Recovered from http://dati.istat.it/

Kon, A. (2017). Economia Industrial. São Paulo: Atlas Books.

Lage, B. H. G., & Milone, P. C. (2009). Economia do Turismo. São Paulo: Atlas.

Lee, C. (2007). SCP, NEIO and Beyond [Nottingham University Business School Working Paper Series v. 2007-05]. University of Nottingham Malaysia, MY. Recovered from http://www.agi.or.jp/workingpapers/WP2007-05.pdf

Lei, Z. (2006). The theoretical pillars of industrial organisation in tourism. In: Papatheodorou, A. (coord.) Corporate Rivalry and Market Power: Competition Issues in the Tourism Industry. pp. 20-34. London: I. B. Tauris.

Lopes, H. C. (2016). O modelo estrutura-conduta-desempenho e a teoria evolucionária neoschumpeteriana: uma proposta de integração teórica. Revista de Economia Contemporânea, 20(2), 336-358. http://dx.doi.org/10.1590/198055272026

Matyjas, Z. (2014). The role of the structure-conduct-performance paradigm for the development of industrial organization economics and strategic management. Journal of Positive Management, 5(2), 53-63. http://dx.doi.org/10.12775/JPM.2014.013

Medaglia, J.; & Silveira, C. E. (2010). O papel histórico do turismo de massa na consolidação da união europeia e suas relações com a política nacional de turismo no Brasil. Turismo – Visão e Ação, 12(2), 159-171.

Ministero del Turismo (2016). Piano Strategico del Turismo. Recovered from https://www.ministeroturismo.gov.it/il-piano-strategico-del-turismo/

MIT – Ministero delle infrastrutture e della mobilità sostenibili. (n. d.). Italia. Recovered from https://www.mit.gov.it/mit/mop_all.php?p_id=06441

Monticelli Greenwood, F. Il turismo in Italia: il suo potenziale e la pianificazione strategica (Doctoral thesis). Dipartimento di Economia e Managemen, Cattedra di Economia e Gestione delle imprese, Libera Università Internazionale degli Studi Sociali, Rome, Italy.

Morvillo, A.; & Becheri, E. (2020). Dalla crisi alle opportunità per il futuro del turismo in italia. Recovered from https://www.regione.abruzzo.it/system/files/turismo/osservatorio-turistico/supplemento-alla-xxiii-edizione-del-rapporto-sul-turismo-italiano.pdf

OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development (2020). Italy. Recovered from https://www.oecd-ilibrary.org/sites/3d4192c2-en/index.html?itemId=/content/component/3d4192c2-en#section-d1e55352

OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development (2021). Statistics. Recovered from https://stats.oecd.org/

Osservatorio Innovazione Digitale nel Turismo (2021). Turismo in Italia: nel 2021 è tornato a crescere il mercato digitale dei Viaggi. Recovered from https://www.osservatori.net/it/ricerche/comunicati-stampa/turismo-in-italia-il-futuro-e-digitale

Panazzolo, F. B. (2005). Turismo de massa: um breve resgate histórico e a sua importância no contexto atual. Anais do III Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, Caxias do Sul, Brazil.

Rodrigues, L. M. (2009). Destino do sindicalismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais.

Santaguida, M. T. (2020). Ferragosto: storia ed etimologia di una festa, dall’imperatore Augusto ad oggi. Agenzia Italia. Recovered from https://www.agi.it/cronaca/news/2020-08-15/ferragosto-storia-etimologia-antica-roma-augusto-9411533/

Sawyer, L. P. (2019). US Antitrust Law and Policy in Historical Perspective. Harvard Business School. Recovered from https://www.hbs.edu/ris/Publication%20Files/19-110_e21447ad-d98a-451f-8ef0-ba42209018e6.pdf

Scherer, F. M. (1990). Industrial market structure and economic performance. 3 ed. Boston: Houghton. doi.org/10.2307/3003013

Simeon, M. I. (2013). La canzone napoletana, patrimonio identitario ed attrattore turistico-culturale. In: Pesce, A.; & Stazio, M. La canzone napoletana: tra memorie e innovazione. Naples: ISMED.

Tribe, J. (2003). Economia do lazer e do turismo. São Paulo: Manole.

UNESCO. (2021). Patrimonio Culturale. Recovered from https://www.unesco.it/it/ItaliaNellUnesco/Detail/188

Uzunidis, D. (2016). Propaedeutics in the theory of the industrial organisation: the SCP (structure, conduct, performance) model. Journal of Innovation Economics & Management, 20(2), 197-215. https://doi.org/10.3917/jie.020.0197

Verdu, F. C.; & Mario, F. A. (2008). Análise do Modelo SCP na Indústria de Oficinas Mecânicas em Foz do Iguaçu. Ciências Jurídicas, 19(2), p. 124-131. doi.org/10.17921/2448-2129.2018v19n2p124-131

World Bank (2018). Travel and Tourism direct contribution to GDP. Recovered from https://tcdata360.worldbank.org/indicators/tot.direct.gdp?country=ITA&indicator=24648&countries=BRA&viz=line_chart&years=1995,2028

World Tourism Organization. (2021). Seasonality. Recovered from https://www.unwto.org/tourism-data/seasonality-in-destinations

World Tourism Organization. (2022). Inbound Tourism. Recovered from https://www.unwto.org/tourism-data/global-and-regional-tourism-performance

WTTC – World Travel & Tourism Council. (2021). Italy 2021 Annual Research: Key Highlights. Recovered from https://wttc.org/Research/Economic-Impact/moduleId/704/itemId/136/controller/DownloadRequest/action/QuickDownload

Downloads

Publicado

2022-12-02

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SILVA, Vitória Batista Santos. O modelo de Estrutura-Conduta-Desempenho aplicado ao setor de turismo italiano. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 3, p. 127–146, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i3p127-146. Disponível em: https://journals.usp.br/rta/article/view/209887.. Acesso em: 21 nov. 2024.