Pesquisa em Gastronomia nos Periódicos Científicos de Turismo e Hospitalidade Brasileiros: evolução, principais atores e temas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i3p45-72

Palavras-chave:

Gastronomia, Turismo, Hospitalidade, Pesquisa científica, Artigo de periódico

Resumo

A partir das aproximações dos fenômenos e da pesquisa entre a Gastronomia, o Turismo e a Hospitalidade e a necessidade de esforços para o contínuo exame do conhecimento produzido nessas interfaces, estabeleceu-se como objetivo desta pesquisa mapear e caracterizar a produção científica sobre a Gastronomia no formato de artigos de periódicos brasileiros de Turismo e/ou Hospitalidade. A partir dessa problemática, coletou-se 147 artigos de 20 periódicos por meio de duas vias: base de dados Spell e sistema de buscas dos sites oficiais de periódicos. Bibliometrix foi o software utilizado para o tratamento dos dados. Destaca-se principais resultados: a) principais periódicos: Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade e Revista Hospitalidade; b) autores mais profícuos: Maria Henriqueta Gimenes-Minasse e Rodolfo Krause; c) 87% dos autores da amostra publicaram apenas um artigo; d) principais referências: Schlüter (2003), Gândara (2009), Gabriela Fagliari (2005); e) autores referenciais: Maria Henriqueta Gimenes-Minasse, Ministério do Turismo e Regina Schlüter; f) instituições profícuas: Universidade Anhembi Morumbi e Universidade do Vale do Itajaí; g) cinco clusters temáticos foram identificados na amostra. Esta pesquisa contribui para a caracterização social e intelectual da produção científica em Gastronomia no Brasil presente nos periódicos de Turismo e Hospitalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Cunha Ferro, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutor em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor adjunto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no curso de Hotelaria e Professor do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, São Paulo, Brasil.  Currículo Lattes: <http://lattes.cnpq.br/9643271002123963>. 

  • Mirian Rejowksi, Universidade Anhembi Morumbi

    Livre Docente em Teoria do Turismo e do Lazer, Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação e Graduada em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Sênior da Escola de Comunicações e Artes da USP e Professora Titular da Universidade Anhembi Morumbi.

Referências

Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1), 11–32. https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/16

Aria, M., & Cuccurullo, C. (2017). bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, 11(4), 959–975. https://doi.org/10.1016/j.joi.2017.08.007

Bahls, Á., Krause, R. W., & Añaña, E. da S. (2019). Comprensión de los conceptos de culinaria y gastronomía: Una revisión y propuesta conceptual. Estudios y Perspectivas En Turismo, 28(2), 312–330. http://ref.scielo.org/qznw6f

Balancieri, R., Bovo, A. B., Kern, V. M., Pacheco, R. C. dos S., & Barcia, R. M. (2005). A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes. Ciência Da Informação, 34(1), 64–77. https://doi.org/10.1590/S0100-19652005000100008

Barbosa, F. A. C., & Collaço, J. H. L. (2018). Eating identities and places. Anthropology of Food, (13). https://doi.org/10.4000/aof.8468

Barretto, M. (1995). Planejamento e organização em turismo. São Paulo: Papirus Editora.

Barretto, M. (2007). Cultura e turismo. São Paulo: Papirus Editora.

Becher, T., & Trowler, P. R. (2001). Academic Tribes and Territories: Intellectual Enquiry and the Cultures of Disciplines (2nd ed.). Bunckingham, Reino Unido: Open University Press.

Benckendorff, P., & Zehrer, A. (2013). A NETWORK ANALYSIS OF TOURISM RESEARCH. Annals of Tourism Research, 43, 121–149. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.annals.2013.04.005

Boutaud, J. J. (2011). Comensalidade: compartilhar a mesa. In A. Montandon (Ed.), O livro da Hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas (pp. 1213–1230). São Paulo: Editora Senac São Paulo.

Brillat-Savarin, J.-A. (1995). A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras.

Cabral, S. R., Anjos, F. A. dos, & Hostins, R. C. L. (2017). O Cenário da Formação Superior em Gastronomia no Brasil: Uma Reflexão da Oferta. Revista Hospitalidade, 14(1), 1–21. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.750

Carneiro, H. (2003). Comida e Sociedade: Uma História da Alimentação (7th ed.). São Paulo: Elsevier.

Cascudo, L. da C. (2004). História da alimentação no Brasil. São Paulo: Global Editora.

Chen, Y.-S., & Leimkuhler, F. F. (1986). A relationship between Lotka’s Law, Bradford’s Law, and Zipf’s Law. Journal of the American Society for Information Science, 37(5), 307–314. https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(198609)37:5<307::AID-ASI5>3.0.CO;2-8

Collaço, J. H. L. (2013). Gastronomia: a trajetória de uma construção recente. Habitus, 11(2), 203–222. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18224/hab.v11.2.2013.203-222

De Jong, A., Palladino, M., Puig, R. G., Romeo, G., Fava, N., Cafiero, C., … Sjölander-Lindqvist, A. (2018). Gastronomy Tourism: An Interdisciplinary Literature Review of Research Areas, Disciplines, and Dynamics. Journal of Gastronomy and Tourism, 3(2), 131–146. https://doi.org/10.3727/216929718x15281329212243

Dencker, A. de F. M. (2007). Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Editora Futura.

Fagliari, G. S. (2005). Turismo e Alimentação: Análises Introdutórias. São Paulo: Editora Roca.

Ferguson, P. P. (2004). Accounting for taste: the triumph of french cuisine. Chicago: University of Chicago Press.

Ferro, R. C. (2018). Pesquisa em Gastronomia no Brasil: configuração do campo e interfaces com a Hospitalidade. Dissertação de Mestrado em Hospitalidade. Universidade Anhembi Morumbi. 144f.

Ferro, R. C. (Ed.). (2021). PENSANDO E PESQUISANDO A GASTRONOMIA: trajetórias acadêmicas em um campo científico em construção. Curitiba: Editora CRV. https://doi.org/10.24824/978652511821.5

Ferro, R. C., & Rejowski, M. (2018). Produção científica no campo da Gastronomia: em busca de uma configuração. Turismo Visão e Ação, 20(3), 500. https://doi.org/10.14210/rtva.v20n3.p500-515

Franco, A. (2001). De caçador a gourmet: uma história da gastronomia. São Paulo: Editora Senac São Paulo.

Gândara, J. M. G., Gimenes, H. S. G., & Mascarenhas, R. G. T. (2009). Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. In A. Panosso Netto & M. G. R. Ansarah (Eds.), Segmentação do mercado turístico–estudos, produtos e perspectivas (pp. 179–191). Barueri: Manole.

Garfield, E. (2009). From the science of science to Scientometrics visualizing the history of science with HistCite software. Journal of Informetrics, 3(3), 173–179. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.joi.2009.03.009

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6th ed.). São Paulo: Editora Atlas.

Gillespie, C. (2001). European Gastronomy into the 21st Century. Oxford: Butterworth Heinemann.

Gimenes, M. H. S. G. (2006). Patrimônio Gastronômico, Patrimônio Turístico: Uma Reflexão sobre a Valorização das Comidas Tradicionais pelo IPHAN e a Atividade Turística no Brasil. SEMINTUR-IV Seminário de Pesquisa Em Turismo Do Mercosul. Caxias do Sul. https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/3/16.pdf

Gimenes, M. H. S. G. (2010). Sentidos, sabores e cultura: a gastronomia como experiência sensorial e turística. In G. C. & A. Panosso Netto (Eds.), Turismo de experiência. São Paulo: Editora Senac São Paulo.

Gimenes-Minasse, M. H. S. G. (2012). Estudos Sobre Gastronomia no Brasil: Um estudo exploratório-descritivo sobre Dissertações de Mestrado concluídas entre 2007 e 2011. Revista Rosa Dos Ventos, 4(3), 279–299. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1696

Gimenes-Minasse, M. H. S. G. (2020). Turismo Gastronômico como objeto de pesquisa: análise das publicações em periódicos brasileiros (2005-2017). Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 14(1), 92–111. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i1.1669

Gläser, J., & Laudel, G. (2007). The Social Construction Of Bibliometric Evaluations. In W. RICHARD & J. GLÄSER (Eds.), The changing governance of the sciences: the advent of research evaluation systems (pp. 101–123). Suíça: Springer. https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6746-4_5

Grácio, M. C. C. (2016). Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência Da Informação, 21(47), 82. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p82

Hall, C Michael, & Mitchell, R. (2000). “We are what we eat” Food, tourism and globalization. Tourism Culture & Communication, 2(1), 29–37. https://www.ingentaconnect.com/contentone/cog/tcc/2000/00000002/00000001/art00003?crawler=true&mimetype=application/pdf

Hall, C Michael, & Sharples, L. (2003). The consumption of experiences or the experience of consumption? An introduction to the tourism of taste in Food tourism around the world. Development, Management And Markets.

Hall, C Michael, Sharples, L., Mitchell, R., Macionis, N., & Cambourne, B. (Eds.). (2004). Food tourism around the world. Londres: Routledge.

Hall, M. C. (2011). Publish and perish? Bibliometric analysis, journal ranking and the assessment of research quality in tourism. Tourism Management, 32(1), 16–27. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2010.07.001

Kesimoğlu, A. (2015). A reconceptualization of gastronomy as relational and reflexive. Hospitality & Society, 5. https://doi.org/10.1386/hosp.5.1.71_1

Kohler, A. F., & Digiampietri, L. A. (2021). O campo de turismo no Brasil: caracterização e análise da rede de pesquisadores e sua dinâmica regional. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 26(2), 58–82. https://doi.org/10.1590/1981-5344/4030

Koseoglu, M. A., Rahimi, R., Okumus, F., & Liu, J. (2016). Bibliometric studies in tourism. Annals of Tourism Research, 61, 180–198. https://doi.org/10.1016/j.annals.2016.10.006

Kumar, S. (2015). Co-authorship networks: a review of the literature. Aslib Journal of Information Management, 67(1), 55–73. https://doi.org/10.1108/AJIM-09-2014-0116

Lambiotte, R., & Panzarasa, P. (2009). Communities, knowledge creation, and information diffusion. Journal of Informetrics, 3(3), 180–190. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.joi.2009.03.007

Maciel, M. E. (2001). Cultura e alimentação ou o que têm a ver os macaquinhos de Koshima com Brillat-Savarin? Horizontes Antropológicos, 7(16), 145–156. https://doi.org/10.1590/S0104-71832001000200008

Mizruchi, M. S. (2006). Análise de redes sociais: avanços recentes e controvérsias atuais. Rev. Adm. Empres., 48(3), 72–86. https://doi.org/10.1590/S0034-75902006000300013

Montanari, M. (2008). Comida como cultura (1st ed.). São Paulo: Editora Senac São Paulo.

O’Gorman, K. D. (2007). Dimensions of Hospitality: Exploring Ancient and Classical Origins. In C. Lashley, P. Lynch, & A. Morrison (Eds.), Hospitality: a social lens (Vol. 1, pp. 17–32). Amsterdam: Elsevier.

Okumus, B., Koseoglu, M. A., & Ma, F. (2018). Food and gastronomy research in tourism and hospitality: A bibliometric analysis. International Journal of Hospitality Management, 73(October 2017), 64–74. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.01.020

Okumus, B., Mehraliyev, F., Ma, F., & Köseoglu, M. A. (2020). Intellectual connections in food tourism literature: A co-citation approach. International Journal of Tourism Research, (July), 1–18. https://doi.org/10.1002/jtr.2409

Persson, O., Danell, R., & Schneider, J. W. (2009). How to use Bibexcel for various types of bibliometric analysis. Celebrating Scholarly Communication Studies: A Festschrift for Olle Persson at His 60th Birthday, 5, 9–24.

Poulain, J.-P. (2004). Sociologias da alimentação. Florianópolis: Editora da UFSC.

Rejowski, M. (2021). Tesauro brasileiro de turismo. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. https://doi.org/10.11606/9788572051934

Rejowski, M., & Aldrigui, M. (2007). Periódicos científicos em turismo no Brasil: dos boletins técnico-informativos às revistas científicas eletrônicas. Revista Turismo Em Análise, 18(2), 245. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v18i2p245-268

Rejowski, M., Ferro, R. C., & Sogayar, R. L. (2022). Pós-graduação em Turismo, Hospitalidade e Lazer no Brasil: da consolidação dos mestrados à emergência dos doutorados. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo. https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2217

Ribeiro-Martin, C. D. S., & Silveira-Martins, E. (2017). TURISMO GASTRONÔMICO: UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA EM BASES DE DADOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. Turismo - Visão e Ação, 20(1), 184. https://doi.org/10.14210/rtva.v20n1.p184-208

Richards, G. (2002). Gastronomy: an essential ingredient in tourism production and consumption. In A.-M. Hjalager & G. Richards (Eds.), Tourism and Gastronomy (pp. 3–20). London: Routledge.

Richards, G. (Ed.). (2007a). Cultural tourism: Global and Local Perspectives. Nova Iorque: The Haworth Hospitality Press.

Richards, G. (2007b). Tourism, Creativity and Development. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203933695

Richards, G. (2011). Creativity and tourism. Annals of Tourism Research, 38(4), 1225–1253. https://doi.org/10.1016/j.annals.2011.07.008

Santich, B. (2007). The Study of Gastronomy: A Catalyst for Cultural Understanding. International Journal of the Humanities, 5(6), 53–58. https://doi.org/10.18848/1447-9508/CGP/v05i06/42143

Santos, C. R. A. dos. (2005). A ALIMENTAÇÃO E SEU LUGAR NA HISTÓRIA:OS TEMPOS DA MEMÓRIA GUSTATIVA. História: Questões & Debates, 42(1). https://doi.org/10.5380/his.v42i0.4643

Schlüter, R. G. (2003). Gastronomia e Turismo (2nd ed.). São Paulo: Aleph.

Souza, Q., & Quandt, C. (2008). Metodologia de análise de redes sociais. In F. Duarte, Q. Souza, & C. Quandt (Eds.), O tempo das redes (pp. 31–63). São Paulo: Editora Perspectiva.

Spang, R. L. (2003). A invenção do restaurante: Paris e a moderna cultura gastronômica. Rio de Janeiro: Record.

SPELL. (2020). Scientific Periodicals Eletronic Library. Retrieved October 23, 2020, from Home page website: http://www.spell.org.br/

Ströele, V., Zimbrão, G., & Souza, J. M. (2012). Análise de Redes Sociais Científicas: Modelagem Multi-relacional. Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BRASNAM). Porto Alegre. https://sol.sbc.org.br/index.php/brasnam/article/view/6859

van Eck, N. J., & Waltman, L. (2010). Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, 84(2), 523–538. https://doi.org/10.1007/s11192-009-0146-3

Vogel, D. R., Barros, B. I. V. de, & Marinho, K. B. (2019). Scientific Research in Gastronomy: Bibliometric Analysis of Brazilian Journals. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 11(4), 922–938. https://doi.org/10.18226/21789061.v11i4p922

Walton, J. K. (2004). O negócio da hospitalidade: uma história social. In C. Lashley & A. Morrison (Eds.), Em busca da Hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado (8th ed., pp. 79–110). São Paulo: Manole.

Zupic, I., & Čater, T. (2015). Bibliometric Methods in Management and Organization. Organizational Research Methods, 18(3), 429–472. https://doi.org/10.1177/1094428114562629

Downloads

Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

FERRO, Rafael Cunha; REJOWKSI, Mirian. Pesquisa em Gastronomia nos Periódicos Científicos de Turismo e Hospitalidade Brasileiros: evolução, principais atores e temas. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 3, p. 45–72, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i3p45-72. Disponível em: https://journals.usp.br/rta/article/view/209522.. Acesso em: 2 jun. 2024.

Dados de financiamento