Gestão de Pessoas na Hotelaria: práticas e estratégia na dinâmica de um empreendimento da cidade do Natal/RN

Autores

  • Darlyne Fontes Virginio Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alice Emanuele de Almeida Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i3p23-44

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Estratégia, Práticas, Hotelaria, Natal/RN

Resumo

Os meios de hospedagem são essenciais para o turismo e a Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) emerge como um diferencial competitivo para as organizações do setor. Assim, o objetivo do presente estudo foi identificar quais as melhores práticas de gestão de pessoas de um meio de hospedagem localizado em Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritivo-exploratória, que envolveu levantamento bibliográfico e documental e uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores dos níveis estratégico e tático do empreendimento investigado. Para subsidiar a coleta, utilizou-se um instrumento com mais de 40 questões arroladas em 13 categorias, após a coleta dos dados, procedeu-se com a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, a GEP gera benefícios estratégicos relevantes para o empreendimento hoteleiro por meio da adoção de boas práticas que, alinhadas com a estratégia, os valores e os objetivos do empreendimento elevam o clima e a cultura organizacional, refletindo também nos resultados financeiros do negócio. Contudo, o entrelaçamento estratégico com o setor de gestão de pessoas é determinante para toda essa conjuntura. Dentre as melhores práticas de GEP identificadas no hotel estudado, destacam-se: ações de cunho social e ambiental; organograma bem definido; treinamento e educação; programa de desenvolvimento de líderes, entre outros. Conclui-se que ao apresentar as melhores práticas de gestão de pessoas na hotelaria local, alinhadas ao pensamento estratégico da organização é importante investigar e implementar uma GEP nos negócios turísticos, de modo a se adaptar continuamente aos desafios contemporâneos e aos anseios do consumidor.

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Biografia do Autor

  • Darlyne Fontes Virginio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Canguaretama, Rio Grande do Norte, Brasil. 

  • Alice Emanuele de Almeida Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Universidade de São Paulo

    Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Turismo  e do Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail: leiliannebarreto@hotmail.com

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Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

VIRGINIO, Darlyne Fontes; BARROS, Alice Emanuele de Almeida; BARRETO, Leilianne Michelle Trindade da Silva. Gestão de Pessoas na Hotelaria: práticas e estratégia na dinâmica de um empreendimento da cidade do Natal/RN. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 3, p. 23–44, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i3p23-44. Disponível em: https://journals.usp.br/rta/article/view/205027.. Acesso em: 24 nov. 2024.