A Produção Científica sobre o Intercâmbio Cultural: uma análise da literatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i2p347-363Palavras-chave:
Intercâmbio cultural, Turismo, Pesquisa bibliográfica, Revisão da literaturaResumo
Intercâmbio cultural é um tipo de produto conhecido no mercado de turismo, contudo observa-se uma grande variação nas práticas, bem como nas formas pelas quais o assunto é tratado como objeto de estudo, assumindo variadas nomenclaturas e sentidos polissêmicos. Neste sentido, este trabalho dedica-se a entender como o assunto é abordado na produção científica internacional, através de uma pesquisa bibliográfica a partir de uma lista de termos que se referem ao assunto sob vários enfoques: Intercultural exchange, Cultural exchange, Study abroad, Work and Travel, Academic mobility, Exchange tourism, Youth tourism. Para tanto, foram buscadas produções científicas até maio de 2021 que trouxessem como parte do título quaisquer destes termos, associado a turismo (presente nas palavras-chave dos trabalhos). Para análise e visualização dos resultados foram usados os aplicativos VOSViewer e o site Wordclouds. Os resultados mostraram que, no meio científico, os termos sobre os quais mais se tem produzido são study abroad, cultural exchange e academic mobility com alguma preponderância de temas educacionais e de capacitação profissional, independentemente. Os resultados também mostraram que a produção científica sobre esse campo de estudo começou a crescer exponencialmente a partir dos anos 2000, tendo como principal país produtor de publicações os Estados Unidos.
Downloads
Referências
Axelsen, M & Carr, N. (2005). Sightseeing: An integral component of the study abroad experience. Tourism, 53(1), 77-83. Recuperado em agosto, 21, 2023, em https://espace.library.uq.edu.au/view/UQ:77472
Brasil, Ministério do Turismo. (2010) Turismo de Estudos e Intercâmbio: orientações básicas, 2.ed, Brasília.
Brasil, Ministério do Turismo. (2008). Turismo de Estudos e Intercâmbio: orientações básicas. Brasília.
Caton, K. & Santos, C. A. (2009). Images of the other: Selling study abroad in a postcolonial world. Journal of Travel Research, 48(2), 191-204. DOI: https://doi.org/10.1177/0047287509332309
Chen, J. S., Johnson, C., Gherissi-Labben, T. (2013). Cross-cultural examination of decision elements: Youth tourism in Switzerland. Anatolia: An International Journal of Tourism and Hospitality Research, 24(2). DOI: https://doi.org/10.1080/13032917.2012.741529
CI Intercâmbio e Viagem. (2021). https://www.ci.com.br.
Davis, W. M. (1911). Short Studies Abroad—The Seven Hills of Rome. J. Geog. 9: 197-202, 230-3.
Demeter, T. & Bratucu, G. (2014). Typologies of Youth Tourism. Bulletin of the Transilvania University of Braşov. Series V: Economic Sciences, Vol. 7 (56), No. 1. Recuperado em agosto, 21, 2023, https://www.researchgate.net/publication/263888606_Typologies_of_Youth_Tourism
Doerr, N. M. (2012). “Do ‘global citizens’ need the parochial cultural other? Discourse of immersion in study abroad and learning-by-doing.” Compare: A Journal of Comparative and International Education, 43(2), 224-243. DOI: https://doi.org/10.1080/03057925.2012.701852
Egali Intercâmbio e Viagem. (2021). https://www.egali.com.br/
Eusébio, C. & Carneiro, M. J. (2015). How diverse is the youth tourism market? An activity-based segmentation study. Tourism: An International Interdisciplinary Journal. 63(3), 295 - 316. Recuperado em agosto, 21, 2023, em https://hrcak.srce.hr/145684
Experimento Intercâmbio Cultural. (2021). Recuperado em agosto, 21, 2023, em https://www.experimento.com.br/
Iannacone, N. My Best, Serviço de Recomendações. (2022). Recuperado em agosto, 21, 2023, em https://mybest-brazil.com.br/21169.
IE Intercâmbio no Exterior. (2021). https://www.ie.com.br/
Michelson, K. & Álvarez Valencia, J. A. (2016). Study Abroad: Tourism or education? A multimodal social semiotic analysis of institutional discourses of a promotional website. Discourse & Communication, 10 (3), 235-256. DOI: https://doi.org/10.1177/1750481315623893
Mousinho, A. A. (2019) Au pairs brasileiras e suas rotas desviantes: história oral e vidas móveis (Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/D.100.2019.tde-03102019-223105
Naar, J. J. (2019) Exploring intergenerational study abroad to promote Age-Friendly Universities (AFU). Gerontology & Geriatrics Education, 40(3), 277–289. DOI: https://doi.org/10.1080/02701960.2019.1572007
Panosso Netto, A. & Ansarah, M. G. dos R. (2010). A Segmentação dos Mercados como Objeto de Estudo do Turismo. VII Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.
Piotrowska, E. (2003) The educational role of youth tourism (on the example of short-time voluntary travel). Prace i Studia Geograficzne, 33, pp. 225-242. Recuperado em agosto, 21, 2023, em https://bibliotekanauki.pl/articles/2085000
Sellars, A. (1998). The influence of dance music on the UK youth tourism market. Tourism Management, 19(6), 611-15. DOI: https://doi.org/10.1016/S0261-5177(98)00000-4
Sebben, A. (2007). Intercâmbio cultural: Para entender e se apaixonar. Porto Alegre: Artes e Ofícios.
Student Travel Bureau. (2021). Recuperado em agosto, 21, 2023, em https://www.stb.com.br.
Taguchi, N. (2008). Cognition, language contact, and the development of pragmatic comprehension in a study-abroad context. Language Learning, 58(1), 33–71. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9922.2007.00434.x
Tamião, T. S. (2010). O intercâmbio cultural estudantil e sua literatura de referência: noções e percepções. Trabalho apresentado no VI Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul - SEMINTUR, sediado na Universidade Caxias do Sul.
Tomazzoni, E. L. & Oliveira, C. C. de. (2013). Turismo de intercambio: perfis dos intercambistas, motivações e contribuições da experiência internacional. Revista Turismo - Visão e Ação, 15(3), 388-408. DOI: https://doi.org/10.14210/rtva.v15n3.p388-408
Van Eck, N.J., Waltman, L. Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics 84, 523–538 (2010). https://doi.org/10.1007/s11192-009-0146-3
Vyshak, K.P., Sabary Nath B., Nair S.S., Sudhakaran A.K. (2018). Ascendancy of youth tourism on the travel and tourism preferences. International Journal of Engineering & Technology. 7(3.29), 167-169. DOI: https://doi.org/10.14419/ijet.v7i3.29.18550
Waltman, L., Van Eck, N.J., & Noyons, E.C.M. (2010). A unified approach to mapping and clustering of bibliometric networks. Journal of Informetrics, 4(4), 629-635. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2010.07.002
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Amanda Arrais Mousinho, Thiago Allis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.