A relação dos programas de fidelidades das companhias aéreas na lealdade, engajamento e valor percebido pelo consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i1p95-116

Palavras-chave:

Programas de fidelidade, Benefícios, Lealdade, Valor percebido, Engajamento

Resumo

Com as constantes mudanças no mundo dos negócios, o ambiente empresarial vem sendo marcado por contínuas transformações, desenvolvidas a partir de tendências tecnológicas e da competitividade entre empresas. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre os programas de fidelidade das companhias aéreas na criação de valor percebido, engajamento e lealdade. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de natureza quantitativa. Adotou-se o método survey para a coleta dos dados, em que foi obtida uma amostra de 429 questionários validados, os dados foram coletados na rede social Facebook, e compreendeu o período de 18 e dezembro de 2019 ao 9 de fevereiro de 2020. Utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para o tratamento e a análise dos dados. O estudo fornece evidências de que a satisfação é essencial nesse setor e que pode ser um preditor de lealdade. O estudo mostra os efeitos dos benefícios na satisfação e, indiretamente, na lealdade, valor percebido e engajamento. Esse fator fornece informações úteis, mostrando a importância dos benefícios para um público considerado com alto poder de compra. O presente estudo contribuiu para a literatura ao examinar as relações entre os benefícios simbólicos, hedônicos e utilitários, adaptados da literatura de varejo para os programas de fidelidades em companhias aéreas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tércio Pereira, Centro Universitário Leonardo da Vinci

    Doutorando em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí. Docente de Marketing no Centro Educacional Leonardo da Vince (UNIASSELVI). Indaial, Santa Catarina, Brasil.

  • Lucimari Acosta Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente de Turismo na Universidade Federal do Rio Grande. Santa Vitória do Palma, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Pablo Flôres Limberger, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

  • Marcos Arnhold, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí. Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil.

Referências

Armstrong, G., Adam, S., Denize, S., & Kotler, P. (2014). Principles of marketing. Pearson Australia.

Ashley, C., Noble, S. M., Donthu, N., & Lemon, K. N. (2011). Why customers wont relate: Obstacles to relationship marketing engagement. Journal of Business Research, 64(7), 749–756. doi: 10.1016/j.jbusres.2010.07.006

Aurier, P., & Guintcheva, G. (2014). Using Affect-Expectations Theory to Explain the Direction of the Impacts of Experiential Emotions on Satisfaction. Psychology & Marketing, 31(10), 900–913. doi: 10.1002/mar.20742

Berry, J. (2015). The 2015 colloquy loyalty census. Cincinnati: Colloquy.

Bijmolt, T. H. A., Leeflang, P. S. H., Block, F., Eisenbeiss, M., Hardie, B. G. S., Lemmens, A., & Saffert, P. (2010). Analytics for Customer Engagement. Journal of Service Research, 13(3), 341–356. doi: 10.1177/1094670510375603.

Bolton, R. N. & Drew, J. H. (1991) A Multistage Model of Customers’ Assessments of Service Quality and Value. Journal of Consumer Research, 17, 375-384. http://dx.doi.org/10.1086/208564

Bolton, R. N., Lemon, K. N., & Verhoef, P. C. (2004). The Theoretical Underpinnings of Customer Asset Management: A Framework and Propositions for Future Research. Journal of the Academy of Marketing Science, 32(3), 271–292. doi: 10.1177/0092070304263341

Bowen, J. T., & Chen, S. L. (2001). The relationship between customer loyalty and customer satisfaction. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 13(5), 213–217. doi: 10.1108/09596110110395893

Brashear-Alejandro, T., Kang, J., & Groza, M. D. (2016). Leveraging loyalty programs to build customer–company identification. Journal of Business Research, 69(3), 1190-1198.

Bruneau, V., Swaen, V., & Zidda, P. (2018). Are loyalty program members really engaged? Measuring customer engagement with loyalty programs. Journal of Business Research, 91, 144–158. doi: 10.1016/j.jbusres.2018.06.002

Chaabane, A. Mimouni, & Volle, P. (2010). Perceived benefits of loyalty programs: Scale development and implications for relational strategies. Journal of business research, 63(1), 32-37.

Chitturi, R., Raghunathan, R., & Mahajan, V. (2008). Delight by Design: The Role of Hedonic versus Utilitarian Benefits. Journal of Marketing, 72(3), 48–63. doi: 10.1509/jmkg.72.3.048

Cohen, J. (1988). Set correlation and contingency tables. Applied psychological measurement, 12(4), 425-434.

D'Angelo, A. C., Schneider, H., & Larán, J. A. (2006). Marketing de relacionamento junto a consumidores finais: um estudo exploratório com grandes empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, 10(1), 73-93. https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552006000100005

De-Wulf, K., Odekerken-Schröder, G., & Iacobucci, D. (2001). Investments in consumer relationships: A cross-country and cross-industry exploration. Journal of marketing, 65(4), 33-50.

Doorn, J. V., Lemon, K. N., Mittal, V., Nass, S., Pick, D., Pirner, P., & Verhoef, P. C. (2010). Customer Engagement Behavior: Theoretical Foundations and Research Directions. Journal of Service Research, 13(3), 253–266. doi: 10.1177/1094670510375599

Dorotic, M., Bijmolt, T. H., & Verhoef, P. C. (2012). Loyalty Programmes: Current Knowledge and Research Directions*. International Journal of Management Reviews, 14(3), 217–237. doi:

Duque-Oliva, E.J. & Mercado-Barboza, M. (2011). ATCPSQUAL scale: A proposal to measure perceived quality of the Air Traffic Control service. INNOVAR, 21(41), 169-185.10.1111/j.1468-2370.2011.00314.x.

Evanschitzky, H., Ramaseshan, B., Woisetschläger, D. M., Richelsen, V., Blut, M., & Backhaus, C. (2012). Consequences of customer loyalty to the loyalty program and to the company. Journal of the academy of marketing science, 40(5), 625-638.

Farias, S. A., & Santos, R. C. (2000). Modelagem de equações estruturais e satisfação do consumidor: uma investigação teórica e prática. Revista de Administração Contemporânea, 4(3), 107-132. ttps://doi.org/10.1590/S1415-65552000000300007

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Structural equation models with unobservable variables and measurement error: Algebra and statistics.

Grimm, L. G., & Yarnold, P. R. (1995). Reading and understanding multivariate statistics. American Psychological Association.

Gupta, S., Gupta, T., & Shainesh, G. (2018). Navigating from programme loyalty to company loyalty. IIMB Management Review, 30(3), 196–206. doi: 10.1016/j.iimb.2018.01.009

Hair, J. F., Babin, B., Mony, A. H., & Samouel, P. (2005). Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre- RS: Bookman.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2010). Multivariate Data Analysis (7th Edition). NJ: Prentice Hall.

Hair, J. F., Gabriel, M. L. D. S., & Patel, V. K. (2014). Modelagem de equações estruturais baseada em covariância (CB-SEM) com o AMOS: Orientações sobre a sua aplicação como uma ferramenta de pesquisa de marketing. REMark–Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 43-53. doi:10.5585/remark.v13i2.2718.

Hall-Phillips, A., Park, J., Chung, T.-L., Anaza, N. A., & Rathod, S. R. (2016). I (heart) social ventures: Identification and social media engagement. Journal of Business Research, 69(2), 484–491. doi: 10.1016/j.jbusres.2015.05.005

Han, H., & Ryu, K. (2009). The Roles of the Physical Environment, Price Perception, and Customer Satisfaction in Determining Customer Loyalty in the Restaurant Industry. Journal of Hospitality & Tourism Research, 33(4), 487–510. doi: 10.1177/1096348009344212

Hapsari, R., Clemes, M. & Dean, D. (2017). The impact of service quality, customer engagement and selected marketing constructs on airline passenger loyalty. International Journal of Quality and Service Sciences, Vol. 9 No. 1, pp. 21-40. https://doi.org/10.1108/IJQSS-07-2016-0048

Henseler, J., Ringle, C. M., & Sinkovics, R. R. (2009). The use of partial least squares path modeling, in international marketing. R.R. Sinkovics, P.N. Ghauri (Eds.), New challenges to international marketing advances in international marketing, Emerald Group Publishing, Bingley, UK (2009), pp. 277

Hinde, R. A. (1979). Toward understanding relationships. London: Academic Press.

Hsee, C. K., Yu, F., Zhang, J., & Zhang, Y. (2003). Medium Maximization. Journal of Consumer Research, 30(1), 1–14. doi: 10.1086/374702

Hu, H.-H. S., Huang, C.-T., & Chen, P.-T. (2010). Do reward programs truly build loyalty for lodging industry? International Journal of Hospitality Management, 29(1), 128–135. doi: 10.1016/j.ijhm.2009.07.002

Jacoby, J. & Kyner, D.B. (1973). Brand loyalty vs repeat purchasing behavior. Journal of Marketing Research, Vol. 10 No. 1, pp. 1-9.

Jang, D., & Mattila, A. S. (2005). An examination of restaurant loyalty programs: what kinds of rewards do customers prefer? International Journal of Contemporary Hospitality Management, 17(5), 402–408. doi: 10.1108/09596110510604823

Jones, M. A., Reynolds, K. E., & Arnold, M. J. (2006). Hedonic and utilitarian shopping value: Investigating differential effects on retail outcomes. Journal of Business Research, 59(9), 974–981. doi: 10.1016/j.jbusres.2006.03.006

Jong, G., Behrens, C., & van Ommeren, J. (2019). Airline loyalty (programs) across borders: A geographic discontinuity approach. International Journal of Industrial Organization, 62, 251-272.

Kang, J., Alejandro, T. B., & Groza, M. D. (2015). Customer–company identification and the effectiveness of loyalty programs. Journal of Business Research, 68(2), 464–471. doi: 10.1016/j.jbusres.2014.06.002

Keller, K. L. (1993). Conceptualizing, measuring, and managing customer-based brand equity. Journal of marketing, 57(1), 1-22.

Kim, M., Vogt, C. A., & Knutson, B. J. (2015). Relationships Among Customer Satisfaction, Delight, and Loyalty in the Hospitality Industry. Journal of Hospitality & Tourism Research, 39(2), 170–197. doi: 10.1177/1096348012471376

Kivetz, R., & Simonson, I. (2002). Earning the Right to Indulge: Effort as a Determinant of Customer Preferences toward Frequency Program Rewards. Journal of Marketing Research, 39(2), 155–170. doi: 10.1509/jmkr.39.2.155.19084

Klaaren, K. J., Hodges, S. D., & Wilson, T. D. (1994). The Role of Affective Expectations in Subjective Experience and Decision-Making. Social Cognition, 12(2), 77–101. doi: 10.1521/soco.1994.12.2.77

Klem, L. (1995). Path analysis. In L. G. Grimm & P. R. Yarnold (Eds.), Reading and understanding multivariate statistics (p. 65–97). American Psychological Association.

Kock, N., & Hadaya, P. (2018). Minimum sample size estimation in PLS-SEM: The inverse square root and gamma-exponential methods. Information Systems Journal, 28(1), 227–261. doi: 10.1111/isj.12131

Kumar, V., & Shah, D. (2004). Building and sustaining profitable customer loyalty for the 21st century. Journal of Retailing, 80(4), 317–329. doi: 10.1016/j.jretai.2004.10.007

Lee, S., Chua, B. L., & Han, H. (2017). Role of service encounter and physical environment performances, novelty, satisfaction, and affective commitment in generating cruise passenger loyalty. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 22(2), 131–146. doi: 10.1080/10941665.2016.1182039

Leenheer, J., Van Heerde, H. J., Bijmolt, T. H., & Smidts, A. (2007). Do loyalty programs really enhance behavioral loyalty? An empirical analysis accounting for self-selecting members. International Journal of Research in Marketing, 24(1), 31-47.

Limberger, P. F., Pereira, L. A., & Pereira, T. (2021). The impact of customer involvement in airline loyalty programs: a multigroup analysis. Tourism & Management Studies, 17(3), 37-49.

Malhotra, N. K. (2006). Pesquisa de Marketing: Uma orientação aplicada (4th ed.). Porto Alegre- RS: Bookman.

Maruyama, G. M. (1998). Basics of structural equation modeling. London: Sage Publications.

Mayr, C., Hemann, M. T., & Bartel, D. P. (2007). Disrupting the pairing between let-7 and Hmga2 enhances oncogenic transformation. Science, 315(5818), 1576-1579.

Meyer‐Waarden, L. (2008). The influence of loyalty programme membership on customer purchase behaviour. European Journal of Marketing, 42(1/2), 87–114. doi: 10.1108/03090560810840925

Meyer-Waarden, L., & Benavent, C. (2009). Grocery retail loyalty program effects: self-selection or purchase behavior change?. Journal of the Academy of Marketing Science, 37(3), 345-358.

Mimouni-Chaabane, A., & Volle, P. (2010). Perceived benefits of loyalty programs: Scale development and implications for relational strategies. Journal of Business Research, 63(1), 32–37. doi: 10.1016/j.jbusres.2009.01.008

Ministério de Infraestrutura do Brasil. (2020). Empresas aéreas brasileiras transportam 104,4 milhões de passageiros em 2019. Aviação Civil. Referenciado de: https://www.gov.br/anac/pt-br/noticias/2020/empresas-aereas-brasileiras-transportam-104-4-milhoes-de-passageiros-em-2019#:~:text=As%20empresas%20a%C3%A9reas%20brasileiras%20transportaram,passageiros%20pagos%20transportados%20em%202018. Acesso em 11 de outubro de 2022.

Mohd-Any, A. , Mutum, D. , Ghazali, E. & Mohamed-Zulkifli, L. (2019), Voar ou não voar? Um estudo empírico de confiança, satisfação pós-recuperação e lealdade da Malaysia Airlines passageiros. Journal of Service Theory and Practice , vol. 29 No. 5/6, pp. 661-690. https://doi.org/10.1108/JSTP-10-2018-0223

Mota, M. O., & Freitas, A. A. F. (2008). Análise dos benefícios relacionais observados por usuários de serviços. Revista de Administração Mackenzie. São Paulo, v. 9, n. 6, p. 126-147.

Nunes, J. C., & Drèze, X. (2006). Your loyalty program is betraying you. Harvard Business Review, 88, 124–131.

Oliveira, E. G., Marcondes, K. D. S., Malere, E. P., & Galvão, H. M. (2009). Marketing de serviços: relacionamento com o cliente e fidelização. Revista de Administração Da Fatea. 2(2), 79–93.

Oliver, R. L. (1997). Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer. New York: McGraw Hill.

Ostrowski, P. L., O’Brien, T. V., & Gordon, G. L. (1993). Service Quality and Customer Loyalty in the Commercial Airline Industry. Journal of Travel Research, 32(2), 16–24. https://doi.org/10.1177/004728759303200203.

Preacher, K. J., & Hayes, A. F. (2008). Asymptotic and resampling strategies for assessing and comparing indirect effects in multiple mediator models. Behavior research methods, 40(3), 879-891.

Raïes, K., Mühlbacher, H., & Gavard-Perret, M.-L. (2015). Consumption community commitment: Newbies and longstanding members brand engagement and loyalty. Journal of Business Research, 68(12), 2634–2644. doi: 10.1016/j.jbusres.2015.04.007

Rocha, T, Toledo, G, Almeida, L. (2008). A percepção dos clientes agrícolas sobre os programas de fidelidade: um estudo de caso. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 10(28), pp.282-294.

Schumann, J. H., Wünderlich, N. V., & Evanschitzky, H. (2014). Spillover Effects of Service Failures in Coalition Loyalty Programs: The Buffering Effect of Special Treatment Benefits. Journal of Retailing, 90(1), 111–118. doi: 10.1016/j.jretai.2013.06.005

Schumann, J. H., Wünderlich, N. V., & Evanschitzky, H. (2014). Spillover effects of service failures in coalition loyalty programs: the buffering effect of special treatment benefits. Journal of retailing, 90(1), 111-118.

Shiwakoti, N., Jiang, H., & Nguyen, A. D. (2022). Passengers’ perception of safety and its relationship with demographics, service quality, satisfaction and loyalty in airlines sector-A case study of Vietnam to Australia route. Transport Policy, 124, 194-202.

Sprott, D., Czellar, S., & Spangenberg, E. (2009). The Importance of a General Measure of Brand Engagement on Market Behavior: Development and Validation of a Scale. Journal of Marketing Research, 46(1), 92–104. doi: 10.1509/jmkr.46.1.92

Stathopoulou, A., & Balabanis, G. (2016). The effects of loyalty programs on customer satisfaction, trust, and loyalty toward high- and low-end fashion retailers. Journal of Business Research, 69(12), 5801–5808. doi: 10.1016/j.jbusres.2016.04.177

Steinhoff, L., & Palmatier, R. W. (2016). Understanding loyalty program effectiveness: managing target and bystander effects. Journal of the Academy of Marketing Science, 44(1), 88–107. doi: 10.1007/s11747-014-0405-6

Sweeney, J. C., & Soutar, G. N. (2001). Consumer perceived value: The development of a multiple item scale. Journal of retailing, 77(2), 203-220.

Tellis, G. J. (1988), Advertising exposure, loyalty, and brand purchase: a two-stage model of choice. Journal of Marketing Research, vol. 15 n. 2, pp. 134-144

Thompson. (2014). Creating an effective loyalty strategy for luxury brands. Referenciado de: http://www.luxurydaily.com/creating-an-effective-loyalty-strategy-for-luxury-brands/. Acessado em 11 de outubro de 2021.

Veal, A. J. (2006). Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. Aleph, São Paulo.

Vivek, S. D., Beatty, S. E., Dalela, V., & Morgan, R. M. (2014). A generalized multidimensional scale for measuring customer engagement. Journal of Marketing Theory and Practice, 22(4), 401-420.

Wood, W., & Neal, D. T. (2009). The habitual consumer. Journal of Consumer Psychology, 19(4), 579–592. doi: 10.1016/j.jcps.2009.08.003

Yi, Y., & Jeon, H. (2003). Effects of Loyalty Programs on Value Perception, Program Loyalty, and Brand Loyalty. Journal of the Academy of Marketing Science, 31(3), 229–240. doi: 10.1177/0092070303031003002

Zeithaml, V. A. (1988). Consumer Perceptions of Price, Quality, and Value: A Means-End Model and Synthesis of Evidence. Journal of Marketing, 52(3), 2–22. doi: 10.1177/00222429880520030

Zins, A. (2001). Relative attitudes and commitment in customer loyalty models: Some experiences in the commercial airline industry. International Journal of Service Industry Management, vol. 12, n. 3, pp. 269-294. https://doi.org/10.1108/EUM0000000005521.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PEREIRA, Tércio; PEREIRA, Lucimari Acosta; LIMBERGER, Pablo Flôres; ARNHOLD, Marcos. A relação dos programas de fidelidades das companhias aéreas na lealdade, engajamento e valor percebido pelo consumidor. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 1, p. 95–116, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i1p95-116. Disponível em: https://journals.usp.br/rta/article/view/193262.. Acesso em: 23 nov. 2024.