Turismo esportivo: um estudo de caso sobre o Ultimate Fighting Championship (UFC) 198 em Curitiba – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i1p19-39Palavras-chave:
Turismo Esportivo, Evento, MMA, UFC 198, CuritibaResumo
Este estudo investigou os dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba, pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba em parceria com o Observatório de Turismo do Paraná e o Observatório do Turismo do Rio de Janeiro, pelo Jornal Gazeta do Povo e pelo website do Clube Athletico Paranaense para compreender os fatores que tornaram o evento esportivo do UFC 198 um atrativo turístico bem-sucedido em Curitiba. Os resultados indicaram que o evento gerou, direta e indiretamente, cerca de R$ 45 milhões e influenciou positivamente o fluxo turístico na cidade. Cerca de 45 mil pessoas compareceram ao estádio no dia do evento, das quais 42,37% eram turistas e 8,49%, excursionistas, que vieram de 22 estados e do Distrito Federal. Em contraste, a taxa de turistas internacionais foi pouco significativa (2,6%). As características da cidade sede influenciaram o sucesso do evento, como a alcunha de “solo sagrado das artes marciais”, além da estrutura já instaurada por conta de eventos anteriores, como o estádio construído para a Copa do Mundo da Fifa, em 2014. Por fim, a atuação do governo municipal e estadual não foi significativa e, se tivesse sido mais relevante, o evento poderia ter gerado ainda mais benefícios.
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