A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)

Autores

  • Denise Betânia Marques dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Cicero Nestor Pinheiro Francisco Universidade Federal de Pernambuco
  • José Roberto Ferreira Guerra Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i1p141-161

Palavras-chave:

Gestão em turismo, Imagem de destino turístico, Discurso

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o uso da imagem feminina na gestão do turismo brasileiro a partir da construção ou manutenção de uma postura promovida pelos agentes sociais dominantes, configurando um discurso do sujeito coletivo que evidencia uma violência simbólica instaurada socialmente, bem como alguns de seus desdobramentos. A imagem de destino turístico oferece uma representação social de que, no Brasil, estimula-se a vinda de turistas estrangeiros para usufruírem sexualmente do corpo das mulheres brasileiras, causando grande indignação por parte dos cidadãos e cidadãs. Assim, analisa-se como a produção discursiva relacionada à imagem de destinos turísticos que usa a imagem da mulher compõe um discurso do sujeito coletivo que precisa ser combatido. Foram consideradas opiniões e impressões a esse respeito coletadas em redes sociais. Como resultado, foi possível identificar conteúdos que suscitaram práticas discursivas bilaterais, seja para confrontar o discurso ou para reafirmá-lo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Betânia Marques dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutoranda em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

  • Cicero Nestor Pinheiro Francisco, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestre em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Docente do Ensino Médio da EREM – Maria Auxiliadora Liberado, Caruaru, Pernambuco, Brasil.

  • José Roberto Ferreira Guerra, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Docente do bacharelado em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Referências

Alves, M., Nascimento, A., & Freitas, T. (2019). A função ideológica da Embratur e seu papel na construção de um mercado de bens e serviços simbólicos: A exploração da imagem da mulher brasileira nos anúncios turísticos institucionais. Caderno Virtual de Turismo, 18(3), xx-xx .

Beni, M. (2011). Globalização do turismo: Megatendências do setor e a realidade brasileira. Cidade, UF : Aleph.

Bourdieu, P. (1990). Coisas ditas. São Paulo, SP: Brasiliense.

Bourdieu, P. (2004). Os usos sociais da ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo, SP: Editora da Unesp.

Bourdieu, P. (2007). A distinção: Crítica social do julgamento. São Paulo, SP: Edusp.

Buttler, J. (2003). Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.

Castilho, C., Evrard, B., Pacheco, L., & Charrier, D. (2018). Turismo sexual infanto-juvenil em xeque no contexto da Copa do Mundo de 2014. Revista Estudos Feministas, 26(2), xx-xx .

Chagas, M. (2008). Imagem de destinos turísticos: Uma discussão teórica da literatura especializada. Turismo-Visão e Ação, 10(3), 435-455.

Cruz, R. de C. A. da. (2020) Ensaio sobre a relação entre Estado, políticas públicas de turismo e desenvolvimento regional no Brasil. Confins, 44.

Deleuze, G. (2005). Foucault. São Paulo, SP: Brasiliense.

Fernandes, C. (2008). Análise do discurso: Reflexões introdutórias. São Carlos, SP: Trilhas Urbanas.

Foucault, M. (1979). Microfísica do poder. Rio de Janeiro, RJ: Graal.

Foucault, M. (1999) A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo, SP: Loyola.

Foucault, M. (2009). A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.

Gama, G. L. G. (2009, 10- e 11 dse setembro). Turismo e ditaduras: A construção da imagem através das políticas de turismo. Artigo apresentado no VI Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), São Paulo, SP.

Lefevre, F., & Lefevre, A. M. C. (2005). Depoimentos e discursos: Uma proposta de análise em

Lefevre, F., & Lefevre, A. M. C. (2012). Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo: a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (2a Edição). Brasília: Liberlivro Editora.

Leite, C. (2017). A representação da “mulher brasileira” construída pela Embratur entre 1966 e 1985. (Dissertação de mestrado)., Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Lopes, A., & Malerba, R. (2015). A imagem do Brasil como destino de turismo sexual na produção acadêmica de dissertações e teses (2001-2012). Caderno Virtual de Turismo, 15(2), 167-181.

Morgan, N., Pritchard, A., & Pride, R. (2007). Destination branding. Cidade, País : Routledge.

Moscovici, S. (2012b). Representações sociais: Iinvestigações em psicologia social (9ª ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Moscovici. S. (2012a). A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis, RJ: Vozes.

Orlandi, E. (2003). A Análise de Discurso em suas diferentes tradições intelectuais: Oo Brasil. Seminário de Estudos em Análise de Discurso, v. 1, pp. 8-18, 2003.

Orlandi, E. (2012). Análise de discurso: Princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes.

pesquisa social. Brasília, DF: Liberlivro .

Rezende, M. (2013). A ditadura militar no Brasil: Repressão e pretensão de legitimidade. Londrina, PR: Eduel.

Richards, G., & Palmer, Z. (2010). Why cities need to be eventful: Eventful Cities: Cultural Management and Urban Revitalisation (pp. 1-38). Oxford, Reino Unido: Butterworth-Heinemann.

Williams, E. (2013). Sex Tourism in Bahia: Ambiguous Entanglements. Chicago, Estados Unidos: University of Illinois Press.

Downloads

Publicado

2021-04-04

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SANTOS, Denise Betânia Marques dos; FRANCISCO, Cicero Nestor Pinheiro; GUERRA, José Roberto Ferreira. A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020). Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 32, n. 1, p. 141–161, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v32i1p141-161. Disponível em: https://journals.usp.br/rta/article/view/176993.. Acesso em: 21 nov. 2024.