A construção social da identidade turística: uma visão do institucionalismo organizacional

Autores

  • Mariene Cavalcante Borba de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Samir Adamoglu de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p435-454

Palavras-chave:

Identidade do destino turístico, Institucionalismo organizacional, Construção social, Legitimidade, Governança turística

Resumo

O ensaio objetiva estabelecer uma interlocução entre os conceitos de 'identidade organizacional', 'construcionismo social' e 'atividade turística' sob a ótica do institucionalismo organizacional, demonstrando sua complementariedade, de modo a contribuir para novas possibilidades de discussão entre esses temas. A identidade turística é fruto de processos de construção social em que o fato de uma localidade possuir atrativos que demonstrem algum potencial turístico não a confere legitimidade no campo organizacional do turismo. A identidade acontece mediante interação entre diversos atores organizacionais que compõem esse campo e recebem influências externas e internas no desenvolvimento de suas atividades. A apropriação da identidade pelos atores que formam o campo acontece gradativamente, mediante processos institucionais. Desse modo, conclui-se que: (i) a identidade turística de um local é caracterizada pelos atrativos que ele possui e que, mediante diretrizes definidas, condicionam ações e comportamentos que maximizam sua utilidade, sendo moldados pelo cenário em que estão inseridos, legitimando-se no campo organizacional de que faz parte, sobretudo pelos sentidos e significados que vão atrelando-se a ela; e que (ii) é preciso construir a identidade organizacional de um local a partir de atributos de centralidade, distintividade e durabilidade que o legitimem para, assim, ser considerado um destino turístico e impactar positivamente, possibilitando seu desenvolvimento.

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Biografia do Autor

  • Mariene Cavalcante Borba de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

    Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

  • Samir Adamoglu de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ALBUQUERQUE, Mariene Cavalcante Borba de; OLIVEIRA, Samir Adamoglu de. A construção social da identidade turística: uma visão do institucionalismo organizacional. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 31, n. 3, p. 435–454, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v31i3p435-454. Disponível em: https://journals.usp.br/rta/article/view/172371.. Acesso em: 23 nov. 2024.