A construção social da identidade turística: uma visão do institucionalismo organizacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p435-454Palavras-chave:
Identidade do destino turístico, Institucionalismo organizacional, Construção social, Legitimidade, Governança turísticaResumo
O ensaio objetiva estabelecer uma interlocução entre os conceitos de 'identidade organizacional', 'construcionismo social' e 'atividade turística' sob a ótica do institucionalismo organizacional, demonstrando sua complementariedade, de modo a contribuir para novas possibilidades de discussão entre esses temas. A identidade turística é fruto de processos de construção social em que o fato de uma localidade possuir atrativos que demonstrem algum potencial turístico não a confere legitimidade no campo organizacional do turismo. A identidade acontece mediante interação entre diversos atores organizacionais que compõem esse campo e recebem influências externas e internas no desenvolvimento de suas atividades. A apropriação da identidade pelos atores que formam o campo acontece gradativamente, mediante processos institucionais. Desse modo, conclui-se que: (i) a identidade turística de um local é caracterizada pelos atrativos que ele possui e que, mediante diretrizes definidas, condicionam ações e comportamentos que maximizam sua utilidade, sendo moldados pelo cenário em que estão inseridos, legitimando-se no campo organizacional de que faz parte, sobretudo pelos sentidos e significados que vão atrelando-se a ela; e que (ii) é preciso construir a identidade organizacional de um local a partir de atributos de centralidade, distintividade e durabilidade que o legitimem para, assim, ser considerado um destino turístico e impactar positivamente, possibilitando seu desenvolvimento.
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