Mapeamento Metodológico de Teses e Dissertações no Âmbito do Programa Brasileiro de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i2p347-366Palavras-chave:
Mapeamento metodológico, Pós-graduação stricto sensu, Teses e dissertações, TurismoResumo
Este artigo busca analisar a estruturação dos principais aspectos metodológicos das teses e dissertações produzidas durante o primeiro decênio (2008-2018) de instituição do Programa de pós-graduação em turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN). Metodologicamente trata-se de um estudo exploratório-descritivo e analítico, de viés qualitativo, que utiliza a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a entrevista e a análise temática como ferramentas e/ou técnicas de coleta e análise de dados. Como resultados expõe-se duas tendências que retratam o modo como os estudos vinculados ao PPGTUR/UFRN estruturam suas metodologias, expondo o que vem sendo operacionalizado no campo metodológico das teses e dissertações do aludido Programa, além de reforçar o empenho acadêmico pelo planejamento de pesquisas bem fundamentadas. Destaca-se ainda a presença de uma diversidade temática permeando o ambiente acadêmico do PPGTUR/UFRN, reflexo direto das distintas áreas de formação dos docentes e da heterogeneidade complexa inerente ao fenômeno turístico.
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