Breves considerações sobre processos de apropriação de traços identitários brasileiros, em anúncios publicitários do Instituto Brasileiro de Turismo-Embratur
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i1p131-150Palavras-chave:
Identidades, Publicidade, Turismo, Imagem Turística, Análise do DiscursoResumo
Este texto analisa aspectos da apropriação de traços identitários brasileiros, em campanha publicitária do Ministério do Turismo do Brasil, através da Embratur, voltada para públicos internacionais. As peças publicitárias foram produzidas com vistas a atrair turistas para a Copa do Mundo e Olimpíadas que tiveram lugar no Brasil, respectivamente em 2014 e 2016. A pesquisa realizada mostra que, com relação a campanhas anteriores, buscou-se representar uma maior diversidade de atrativos turísticos e traços identitários. Por meio da evocação a práticas culturais mundialmente conhecidas (a exemplo do futebol e da capoeira) e sua conjunção com outras menos difundidas (a exemplo do maracatu), a Embratur buscou destacar a diversidade cultural brasileira no processo de construção de sua imagem turística, para circulação em dimensão internacional. No entanto, é identificável a continuidade e persistência de uma visão tradicional, unificada e homogeneizante com respeito a traços da identidade brasileira, associados especialmente à alegria, hospitalidade e multietnicidade.
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